Casarão Sky, o maior Forrobodó do mundo

Campina Grande, 12 de junho de 2017  ·  Escrito por Ana Inês de Almeida  ·  Editado por Ana Flávia Nóbrega  ·  Fotos de Larissa Araújo
espçaoespaocçlo

O espaço é uma releitura do famoso Casarão de Juarez em Campina Grande

Saindo do palco do Maior São João do Mundo, existem histórias que fazem parte da cultura nordestina e que estão sendo representadas neste evento. É o caso do stand da Sky, que retrata a história do Casarão de Juarez, com uma inspiração nos grandes casarões que já existiram em um verdadeiro resgate na memória de alguns, e novidade para outros. Raulino Marques, produtor do local, comentou a história: ‘‘A proposta de mostrar a casa de Juarez, é de mostrar um homem que era solitário e um dia resolveu fazer um grande forrobodó. Então, começou a convidar as pessoas para seu casarão, para fazer essa grande festa que é o São João”, concluiu.

A representação é feita pela empresa de telecomunicações Sky, totalmente gratuita para que os visitantes do Parque do Povo entendam um pouco mais do contexto do São João. Apesar de estar em um ambiente muito frequentado, o espaço não tem conseguido uma grande quantidade de visitantes, pois a maioria acredita que por ser um local fechado, a visita seja paga.

xilogravuyra

Xilogravuras que ilustram a história de Juarez

A equipe do Repórter Junino visitou o Casarão Sky, o ambiente é dividido em duas partes: a primeira em um cenário, com um representante de Juarez narrando sua história que é retratada em xilogravuras em movimento e projetada na parede. No segundo espaço é confeccionado com vários espelhos e um brinquedo em que os visitantes têm que ficar girando para observar as xilogravuras refletidas nos espelhos.

Alguns turistas também passaram pelo Casarão da Sky, Dalva Laurian, pernambucana, 60, disse: ‘‘Vim aproveitar o forró da festa e acabei aprendendo um pouco mais sobre uma das histórias do São João’’. Lourdes Mendonça, 66, natural de São Paulo veio conhecer o Maior São João do Mundo e também fez seu comentário ‘‘Achei divertido e muito bem característico para o São João’’, analisou.

A área de espera para entrar na réplica do casarão ainda abriga um pequeno espaço chamado “Museu do Forró” com peças de couro e barro disponíveis para os visitantes usarem em fotografias.

O casarão funciona de quinta- feira a sábado das 18h a 01h e aos domingos das 14h às 22h.

Comentários