A cada seis meses, os maiores eventos de moda internacional e nacional reúnem as apostas do que será tendência na próxima temporada. Em meados de março deste ano a São Paulo Fashion Week (SPFW), o maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina, trouxe para o mundo da moda as tendências para o outono/inverno 2017. Com ampla divulgação nos veículos de imprensa e grande receptividade de ícones da moda, celebridades e it girls surgem as demandas pelos produtos vistos nas passarelas que passam agora a ocupar as vitrines e prateleiras por todo o País e consequentemente o consumo e uso destes bens por pessoas comuns. O que foi praticamente unanimidade nas passarelas marca presença nas noites do Maior São João do Mundo. Tendências como o veludo, transparência, renda, dark e militar são adaptadas em looks cheios de estilo e expressão.
O veludo, a transparência e o dark foram figurinhas carimbadas em quase todas as coleções na SPFW, principalmente nas marcas A La Graçonne, LAB, Beira, Ratier, PatBo, Animale, Ellus e outros, e em todos os setores do Parque do Povo. É praticamente impossível não encontrar uma pessoa que seja adepta destas tendências nas noites de festa. O veludo aparece em vestidos, saias, blusas e complementos, principalmente o ‘molhado’.
A transparência aparece em saias, vestidos e blusas dominando as coleções das grandes marcas. Ligado intimamente com a ousadia e sensualidade, uma simples peça pode transformar um look básico em glamuroso. Transparência e lingerie é a dupla que faz check-in no PP todas as noites.
Já os looks com pegada dark nos fazem lembrar da afirmação do pintor francês impressionista, Pierre-Auguste Renoir: “O preto é a rainha das cores”. Não tem como errar, o ‘pretinho básico’ sofreu modificações sofisticadas nas passarelas das semanas de moda e foi abraçado por várias gerações nas ruas de hoje. Desde as peças mais confortáveis como o moletom e as combinações de renda e transparência, os looks dark também podem ser vistos diariamente na festa. Em muitos casos, o preto ganha cor com as clássicas camisas e blusões xadrez e com o brilho do lurex e estampas, ambos os casos também presentes na SPFW nos desfiles de grifes como Lolita, A La Graçonne e outros.
O militarismo invadiu as redes sociais, lojas fast fashion e o São João. O seu uso não está ligado necessariamente nas roupas com estampa camuflada da indumentária militar, mas sim no uso diverso do verde-musgo e outras variações, jaquetas, coletes, couros, roupas com ombro marcado e coturnos criando um look militar com glamour e personalidade. As tendências presentes no pátio general do forró recordam outras décadas no mundo da moda onde as mesmas também estiveram em alta. Constituindo um processo de ida e volta contínuo chamado de espiral da moda. Enquanto outro ciclo não surge os visitantes usam e abusam dos looks inspirados, direta ou indiretamente, ao que esteve nos maiores holofotes do mundo em todas as passarelas dos eventos de moda mais importantes e agora abrilhantam a maior festa popular do Brasil.