Na noite deste sábado dia (17) na cidade de Sousa(PB), localizada no sertão paraibano, ocorreu o encerramento de comemoração dos 10 anos do Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBN). O evento teve duração de uma semana e ofertou uma série de atividades que contemplou a diversidade da região Nordeste. Houveram apresentações de teatro, grupos de dança, contação de histórias e exposições. Já no encerramento as pessoas foram agraciadas com um show in Concert de forró com a Cantora Campinense Eloisa Olinto.
Em entrevista Maycon Carvalho, um dos produtores do evento, informou que o Centro Cultural trabalha há 10 anos com formação de plateia, e tem trabalhado e investido cada vez mais na cultura brasileira e nordestina, buscando, assim, artistas que trabalhem com cultura de raiz. “O interessante é que o artista possa se empoderar do seu trabalho para que tenha como responder ao público mostrando o Nordeste e a Paraíba”, comentou Maycon.
Em relação a escolha da cantora campinense para o encerramento, o produtor falou que ela é uma artista que trabalha o resgate e a cultura de raiz , por isso, que para o encerramento de comemoração dos 10 anos do centro cultural não teria nome melhor para abrilhantar a noite e encher o público de orgulho e satisfação.
Em entrevista Eloisa falou sobre a expectativa do show. A cantora campinense que já está há 15 anos no mercado da música, comentou que apresentações em teatro são especiais. “A expectativa sempre é a melhor possível, mas show em teatro sempre dá um friozinho na barriga, é um clima diferente porque as pessoas estão vidradas em você, não ficam dispersas. Elas nunca esperam ver um show de forró no teatro, sempre pensam que o forró é uma festa de rua para se dançar, é como se o forro não merecesse um espetáculo no teatro. E este evento veio quebrar esse paradigma”, comentou a cantora.
Eloisa organizou o seu show com 20 músicas que tiveram a duração de 120 minutos, proporcionando uma viagem ao universo da música nordestina. No seu repertório estavam estilos diversos como, coco, baião, xaxado e xote. A cantora mencionou que shows assim é um tipo de responsabilidade social, pois é uma forma de não deixar a cultura se perder.
Aline Dias de 27 anos, uma das espectadoras presentes, afirmou que para ela eventos assim deveriam ocorrer com mais frequência na região, porque dessa forma a influência de fora não atingiria bruscamente nossa cultura de origem, ao qual é a realidade atual.
O Evento de 10 anos do CCBN foi um grande sucesso principalmente para os jovens de Sousa-PB, e a ideia é que momentos como este, tenham uma rotina mensal na cidade.