Forrós pé de serra, das antigas e estilizado garantem animação no quinto programa do Momento Junino

Campina Grande, 2 de junho de 2018

 

Neste sábado (02), a pirâmide do Parque do Povo foi tomada pela empolgação do público com as principais atrações: Forró D2, Banda Palov, Forrozão Karkará e nos intervalos a participação do Trio Gaviões da Paraíba.  A mistura de ritmos fez o público festejar no último programa antes do início d’O Maior São João do Mundo, que acontece de 08 de junho a 08 de julho, em Campina Grande.

Jéssica e Chinês (vocalistas da Banda Palov)

Jéssica e Chinês (vocalistas da Banda Palov)

A Banda Palov, que está em uma nova formação há cinco anos, abriu a festa com muito forró das antigas. O grupo tem atuação nos meses de junho e julho em festejos juninos e, no repertório, não podem faltar composições românticas que é marca registrada da banda. Os vocalistas Jéssica Fernandes e Chinês Silva defendem a importância de preservar esse estilo musical através do forró das antigas. Quando perguntados sobre a expectativa para o São João deste ano, os músicos salientam que sempre são as melhores. “A relação com Campina é sempre a melhor possível. Vamos fazer muitas festas por aqui, trabalhar muito, porque São João é a época que a gente espera o ano todo, é o melhor mês do ano”, ressalta.

Em seguida, a banda Forró D2 animou o Momento Junino ao som do tão esperado forró pé de serra. Deda Silva e Hedran Barreto são ex componentes do trio Três do Nordeste, e há um ano e meio integram o Forró D2. Os músicos se inspiram em nomes como Luiz Gonzaga, Marinês e Jackson do Pandeiro. Apaixonados pelo forró e de vertente mais autêntica, o objetivo da banda é fazer um trabalho de preservação ao pé de serra, transmitindo sua importância e genialidade em ultrapassar décadas contando a realidade nordestina, como nos afirma Hedran Barreto: “Pedimos para que as pessoas, principalmente os jovens, apoiem mais o forró pé de serra para que essa cultura não entre em extinção. Estamos aqui firmes e fortes e não pretendemos largar”.

Forrozão Karkará

Forrozão Karkará

Para encerrar o programa desta edição, a banda Forrozão Karkará agitou o público com várias composições autorais e outros sucessos atuais do forró estilizado.  A banda, existente há 15 anos, tem um estilo próprio e inova seu repertório cotidianamente, trazendo músicas da atualidade e incluindo ritmos como sertanejo e funk dentro do forró tradicional. 

Alunos e professoras da EMEF Manoel Francisco da Motta

Alunos e professoras da EMEF Manoel         Francisco da Motta

 

Além de fãs e convidados, alunos do 5º ano da Escola Municipal Manoel Francisco da Motta, situada no bairro do Bodocongó, em Campina Grande, também prestigiaram o evento. Acompanhados por professores responsáveis, as crianças curtiram os shows e mostraram que também entendem de forró. Para elas o São João é uma época de diversão, mas também de descobertas e aprendizagem. “A gente aprende vários tipos de costumes, culturas e artes, além de poder festejar”, relata Laiane Cabral de 10 anos. Cristiane, gestora do colégio, destacou  a importância do ensino da cultura nordestina ao público infantil da escola, onde eles possam aprender as antigas culturas e de que modo isso reflete na atualidade.

 

Reportagem: Bruna Couto e Ingrid Donato

Fotos: Natasha

Edição: Victória Lôbo

 

Comentários