No final da manhã deste domingo de São João (24), o município de Pocinhos estava em festa. Já consolidada no calendário da cidade, a Cavalgada Turistica e Ecológica de 2018 trouxe em sua sexta edição, centenas de participantes para as ruas do bairro do Arruda, a fim de homenagear o sítio Pedra Redonda, um patrimônio cultural da região.
“O evento é um sucesso. Temos a média de mais de setecentos cavaleiros por edição e, junto com a Secretaria de Cultura, a Prefeitura de Pocinhos, comerciantes daqui e de Campina Grande e a população, realizamos um dos maiores eventos dos arredores nos festejos juninos”, garante a Secretária Adjunta de Cultura e Esporte, Marissandra Porto.
Com mais de duzentos voluntários, a cavalgada também desenvolve um trabalho beneficente com hospitais da Paraíba. “Em troca do kit com boné e camisa, o cidadão que quer se inscrever basta trazer uma lata de leite. No final, são divididas e doadas para os hospitais do câncer da FAP em Campina, do Laureano em João Pessoa e ainda o hospital daqui da cidade”.
Para Marissandra, é de suma importância o evento para a cidade, pois divulga tanto as belezas naturais da região quanto o esporte local. “A cavalgada foi criada com o intuito de incentivar os esportes relacionados ao boi e ao cavalo, além de mostrar o que Pocinhos tem de melhor”, afirmou.
Assim como na edição de 2017, Janilson da Silva é personagem fixo em todos os anos na celebração. “No meu ponto de vista, cavalgada é cultura e vida. Posso me divertir e ainda ajudar uma boa ação com o leite, entendeu?!”, ressaltou para a equipe de reportagem.
Apesar dos versos embalados e bem humorados pelo o locutor Galego do Aboiador, foi inevitável o sentimento de saudades por aqueles que aproveitaram o dia de São João e ainda, fizeram sua parte para contribuir com a sociedade. Janilson brincou enquanto subia em seu cavalo e partiu para mais um ano de evento: “Pode me esperar que estarei aqui próximo ano, viu?”.