Lembrancinhas com jeito nordestino, conquistam visitantes no Parque do Povo

Campina Grande, 27 de junho de 2018  ·  Escrito por Ana Cláudia e Ana Geisa Viana  ·  Editado por Inaldete Almeida  ·  Fotos de Ana Geisa Viana e Matheus Araujo

 

Recordações e presentes, quem não quer?

O Parque do Povo é considerado o quartel general do forró, mas não  são apenas as atrações musicais que fazem do Parque o centro de visita dos campinenses e turistas, que vêm de todo Brasil e até do exterior, procurando conhecer um pouco da cultura, e levar uma recordação de Campina com eles. Durante as festividades do mês de junho, é possível encontrar artigos para presentes que retratam um pouco da cultura campinense em artesanato, como também através de marcas famosas que se vestem com a cara do São João.

Bruxinhas de Pano Foto: Pâmela Vital

Bruxinhas de Pano Foto: Pâmela Vital

Na réplica da Vila Nova da Rainha, podemos encontrar artesãos que oferecem produtos em algodão colorido, MDF, crochê, além de camisas estilizadas com frases como: “Lembrança de Campina Grande-PB”, todos produzidos na Vila do Artesão. Segundo os comerciantes, os produtos fazem o maior sucesso principalmente entre os turistas.

Canecas temáticas

Canecas temáticas

Lojas de renome nacional e regional também não ficam de fora e personalizam seus produtos no período junino. A Love Gift loja de presentes e lembrancinhas, dispõe de canecas, copos térmicos, ímãs, luminárias, quadros decorativos, cofres, dentre outros, personalizados com trechos de músicas de forró, palavras regionais e a frase “O Maior São João do Mundo”. A vendedora Viviane Cordeiro (22) comentou: “Aqui é muito movimento, principalmente turistas que sempre passam por aqui, querendo lembrancinhas com características do São João de Campina, como as canecas esmaltadas”. 

Havainas em homenagem ao Maior São João do Mundo

Havainas em homenagem ao Maior São João do Mundo

Já a Havaianas, oferece chinelos com xilogravuras e desenhos que remetem aos cordéis e  festas juninas, tanto nas versões tradicionais como na slim. Apesar de muito procuradas pelos turistas e colecionadores, algumas mulheres compram durante a festa quando se cansam do salto. Lion Mesquita (29) comentou: “Todo mundo usa chinelinho, pelo conforto principalmente, quando dá meia noite mais ou menos, as meninas vem com salto na mão procurando um chinelo.”

Comentários