O homem por trás das havaianas do São João de Campina

Campina Grande, 28 de junho de 2018  ·  Escrito por Pâmela Vital e João Cardoso  ·  Editado por Fernando Firmino  ·  Fotos de Pâmela Vital

Era uma tarde chuvosa quando a equipe do Repórter Junino conseguiu entrevistar o cartunista Fred Ozanan, a mente criativa de onde saíram todas as artes das Havaianas feitas exclusivamente para o Maior São João do Mundo, em Campina Grande. “É engraçado… Tenho um trabalhão danado para produzir uma boa arte, aí depois todo mundo fica pisando em cima!”, brinca Ozanan criando um clima descontraído logo no início da conversa e, de alguma forma, demonstrando a atmosfera de humor que marca as criações das sandálias mais famosas do São João.

Fred Ozanan, artista da terra escolhido para capitanear o projeto das Havaianas do São João. Foto: Pâmela Vital.

Fred Ozanan, artista da terra escolhido para capitanear o projeto das Havaianas do São João. Foto: Pâmela Vital.

Presença frequente como patrocinadora há mais de uma década dos festejos juninos em Campina Grande, a Havaianas tem uma barraca no meio do Parque do Povo destinada à exposição de seus produtos. Acontece que, durante o mês de junho, a empresa é conhecida por surpreender aqueles que visitam sua loja com uma tiragem especial de chinelos comemorativos da festa tão tipicamente nordestina, o São João.

“O projeto é de fato um sucesso”, afirma sem pestanejar o gerente da loja do Parque do Povo, Laion Mesquita. Segundo ele, são cerca de 25.000 pares vendidos durante todo o mês de festa, desde 2005, quando as primeiras Havaianas com tema de São João foram disponibilizadas para venda. “A empresa firma parceria com um artista local para celebrar o São João de Campina Grande. Somente em nossa barraca você poderá achar esses pares comemorativos e levá-los como lembrança para aqueles que não puderam vir”, comenta.

Nas cores azul e rosa, havaianas do São João conquistam turistas e locais em Campina Grande. Foto: Pâmela Vital.

Nas cores azul e rosa, havaianas do São João conquistam turistas e locais em Campina Grande. Foto: Pâmela Vital.

Porém, o que muitos desconhecem, é o trabalho exaustivo que existe por trás da fabricação destas havaianas ou mesmo qual é o cartunista que dá origem às peças. Escolhido pelo setor de marketing da Alpargatas S.A., empresa que produz a Havaianas, o artista vem desenvolvendo artes há 13 anos para o projeto. “A ideia era fazer a havaiana cartunista, usando cartuns nas sandálias. Escolhi o interior e as festa juninas para fazer o meu modelo de referência. Então, por consequência, veio a iniciativa de utilizar o São João de Campina pela sua importância para a cidade, para a população e também pelo fato de que as próprias havaianas são feitas na maioria  aqui”, relatou o artista.

Cartunista, morador de Campina Grande, apaixonado por cultura popular regional e dono de trabalhos internacionalmente reconhecidos, Fred Ozanan mescla nos novos pares da edição de 2018 elementos regionais com a vibração da torcida pela seleção brasileira na Copa do Mundo. “Tentei manter o que ainda resta de tradição, daí a inclusão de traços que remetem à xilogravura e às bonecas de pano (bruxinhas). O detalhe que ninguém percebe é que a arte final só possui quatro cores”, confidenciou expondo o preto, branco, amarelo e verde que compõem o desenho definitivo do produto, em referência à competição de futebol deste ano.

Pares de Havaianas comemorativas do São João expostas na barraca do Parque do Povo. Foto: Pâmela Vital.

Pares de Havaianas comemorativas do São João expostas na barraca do Parque do Povo. Foto: Pâmela Vital.

Cercado pelas antigas versões das sandálias, o cartunista contou que o processo de concepção de uma arte que refletisse a tradição cultural do povo nordestino é sempre um desafio longo e repleto de trocas de e-mails. “Se engana quem pensa que começamos a pensar na ideia em cima do período junino, em maio. Na realidade, assim que um São João acaba, já entramos no processo para a produção de uma nova imagem simples, mas atrativa, para o próximo período junino”, revela Ozanan.

Com sua simplicidade e ousadia, Fred Ozanan leva as tradições e o nome de Campina Grande para o Brasil e o mundo, vencendo prêmios dentro e fora do país. Seja pelo capricho nos detalhes, pela beleza da imagem ou até mesmo pela atmosfera festiva do período, é quase impossível não levar um par de havaianas imaginadas por ele como lembrança de um São João que faz de tudo para  atrair e tornar a experiência junina de todos que o visitam, completa.

Comentários