Equipe de Bombeiros Civis tem papel fundamental na segurança do Parque do Povo

Campina Grande, 1 de julho de 2018  ·  Escrito por Pâmela Vital  ·  Editado por Fernando Firmino  ·  Fotos de Fernando Firmino e Mateus Araújo

Foi necessária uma fatalidade assolar o terceiro sábado do Maior São João do Mundo, dia 30 de junho, para chamar a atenção da população sobre a importância dos bombeiros civis no Parque do Povo. Primeiros a socorrerem os visitantes e trabalhadores, foram eles que auxiliaram na evacuação do local e impediram o avanço do incêndio que resultou na destruição de cerca de vinte barracas nos arredores da Pirâmide.

Bombeiros trabalhando para controlar o incêndio.

Bombeiros trabalhando para controlar o incêndio.

A noite mal tinha começado quando os visitantes do quartel general do forró foram surpreendidos pelo fogo que se espalhava pela parte de baixo do Parque do Povo, próximo à Vila Nova da Rainha. O tumulto e a correria generalizada foram consequência de um incêndio, com causa ainda a ser investigada, que resultou no isolamento da área atingida.  Em decorrência, toda a programação de shows foi cancelada no palco principal e a extensão do evento foi fechada para o trabalho de equipe de bombeiros e polícia.

Nayara Yohanna, campinense que passeava com a família comenta o pânico que a acometeu ao descobrir o incêndio. “Eu estava numa barraca numa rua vizinha quando vi uma fumaça preta. Dei meu filho a minha cunhada e fui ver. Assim que notei o fogo, segui os passos dos bombeiros e sai o mais rápido que pude do local”, afirmou à equipe do Repórter Junino.

“Trabalhamos com precisão e rapidez para impedir o avanço do fogo”, confirma Aluska Pâmela, bombeira civil, que estava de plantão na noite de sábado. Primeiros a atender ao chamado de socorro, ela relata um pouco do trabalho que prestaram no quartel general do forró. “Tentamos controlar o fogo, mas a propagação foi grande, então fizemos um plano de evacuação do local e acionamos os bombeiros militares para controlar o fogo com os meios necessários que eles dispõem”, comenta.

Bombeiros orientando a população que se encontrava na área.

Bombeiros orientando a população que se encontrava na área.

Segundo ela, a noite foi repleta de tensão, mas o treinamento recebido para atuar em acidentes como aquele serviu para deixar a situação moderadamente controlada. “Passamos cerca de seis meses trabalhando para agir em ocasiões como essa. Hoje, pusemos em prática tudo que aprendemos e posso dizer que demos nosso melhor para evacuar a área e tentar conter as chamas”, confessa  satisfeita com o desempenho dos colegas que colaboraram no primeiro socorro às vítimas.

Os bombeiros sempre são vistos no dia a dia da festa no Parque do Povo assim que abrem os portões para cada noite. Entretanto, pouco são notados, a não ser por aqueles que precisem dos seus cuidados.  A equipe de bombeiros atua junto com o apoio da segurança do Parque do Povo (seguranças privados e militares). Sua importância transcende os limites do local, ressalta o coordenador dos bombeiros civis no Parque do Povo, Gilson Gonçalves. “A nossa função não foi só importante ontem. Estamos presentes em todos e quaisquer eventos de grande aglomeração de pessoas, porque somos nós que vamos ser os primeiros a combater ao princípio de incêndio ou até ao incêndio propriamente dito”, informa.

Cumprindo sua função de prestar os primeiros socorros às vítimas de algum acidente, também são responsáveis por fiscalizar o espaço e atender ocorrências variadas, como a assistência aos bêbados no final dos dias de festa. “Treinamos para salvar vidas, mesmo pondo a nossa própria vida em risco. Tamanho foi o esforço que ontem tivemos baixa de cinco guerreiros que estavam no combate às chamas e foram hospitalizados pela inalação de monóxido de carbono, gás presente na fumaça.”, expõe à equipe de reportagem.

Bombeiros descansando após o incêndio.

Bombeiros descansando após o incêndio.

Depois de um sábado recheado de muito fogo, fumaça, população orientada a manter distância do local e massiva repercussão nas mídias sociais, o Maior São João do Mundo sobreviveu, apesar de perdas aos comerciantes. Foi um grupo de pessoas, cujo lema é “salvar vidas sempre”, que se tornou o protagonista da noite para aqueles que viveram o caos no Parque do Povo. Foi o seu trabalho imediato de que preveniu mais estragos tanto nas outras barracas do evento quanto na população que observava incrédula o fogo consumir o evento de maior destaque de Campina Grande.

Após vistoria e parecer da equipe de bombeiros e da instalação elétrica por parte da Energisa e retirada dos entulhos do incêndio da área onde funcionava as barracas destruídas pelo incêndio por parte da prefeitura, pela manhã o Parque do Povo foi liberado para poder retomar a sua programação de shows já a partir de hoje quando deve ter um público considerado para a atração principal da noite: Gustavo Lima. Repórter Junino continuará trazendo informações ao longo do dia.

Comentários