Incêndio no Parque do Povo cancela shows e traz prejuízos, mas programação é retomada

Campina Grande, 1 de julho de 2018  ·  Escrito por Manoel David e Pollyane César  ·  Editado por Aluska de Araújo Teberge, Inaldete Almeida e Fernando Firmino.   ·  Fotos de Ediva Costa

A noite de São João no Parque do Povo no sábado (30) não foi como estava programada: com forró, shows e animação. Depois das 19h, um incêndio em um pavilhão próximo à Pirâmide mudou a expectativa. O motivo do incêndio que ainda não foi divulgado oficialmente pela equipe de Bombeiros Civis.  Todos os shows e a programação da noite de sábado no Parque do Povo foram suspensas e serão retomados hoje.

Altas chamas

Incêndio queimando barracas do Parque do Povo

A equipe do Repórter Junino já estava no Parque do Povo para mais uma cobertura do São João e foi uma das primeiras a noticiar o fato e acompanhar os desdobramentos com fotógrafos, repórteres, editores e redes sociais que estavam escalados para a noite.

A atuação dos bombeiros foi elogiada por alguns barraqueiros e criticada por outros. Alguns alegavam que os bombeiros passaram cerca de 35 minutos para chegar no local e iniciarem as ações para conter  o fogo: “Os bombeiros não sabiam o que fazer, acredito também que sem preparação para uma festa dessas, era pra ter uma equipe de bombeiro com todos os equipamentos numa hora dessas. Eu sei que eles fizeram o que puderam, não é culpa deles eu acredito”, afirmou Maria da Guia, uma das comerciantes do local.  

Outros comerciantes elogiaram bastante toda a ação dos bombeiros. Um vendedor de pizza no local, que não quis se identificar, comentou o papel dos bombeiros: “Eu estava no meu quiosque na hora. Assim que vi o incêndio na barraca próxima deixei tudo lá e sai correndo. Outras pessoas fizeram o mesmo. Os bombeiros assim que chegaram foram ágeis e primeiro retiraram as pessoas do Parque do Povo e arrombaram algumas portas de barracas para retirar botijões e evitar problema maior”. Em meio às diversas reclamações no que diz respeito a demora dos bombeiros, também foi questionado pelos comerciantes a falta de água e mangueiras dos hidrantes no local.

Segundo o Coronel Geral da Equipe de Bombeiros, Jair Carneiro, os barraqueiros receberam um treinamento para utilizar os extintores em caso de ausência de mangueira ou água, para debelar qualquer tipo de incêndio e disse ainda que “essa parte de mangueiras e hidrantes são utilizados pelos bombeiros dentro de um treinamento recebido, como as guarnições chegaram muito rápido a utilização da mangueira e da água foram dos próprios carros”, declarou. É importante mencionar que alguns extintores foram queimados pelo fogo antes mesmo de serem usados e os prejuízos ocasionados pelo incêndio afetaram mais de 20 barracas do Parque do Povo.

A Prefeitura Municipal de Campina Grande disse que toda a estrutura do Parque do Povo está assegurada e que todos os barraqueiros afetados serão indenizados para amenizar os prejuízos causados pelo o incêndio. Em entrevista, o prefeito Romero Rodrigues declarou que “embora a empresa aliança tenha seguro para danos materiais, toda a estrutura do Parque do Povo é assegurada, embora precise do laudo do corpo de bombeiros”, contou. Apesar do seguro cobrir os danos materiais, a prefeitura em conjunto com a empresa Aliança, buscam formas para dar continuidade ao evento ainda neste domingo (01), inserindo as pessoas afetadas pelo incidente.

Romero afirmou ainda que o evento seguiria sua programação normal hoje, visto que todo o Parque do Povo se encontra limpo e sem os destroços do acidente.  Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o laudo do acidente deverá sair em até 30 dias.

Veja reportagem sobre a atuação dos Bombeiros clicando AQUI.

Comentários