Réplicas de fé
O Projeto Fé e Cultura, uma parceria da Diocese de Campina Grande com a Prefeitura Municipal, traz mais uma vez para o Parque do Povo a exposição de arte sacra, na réplica da Catedral de Nossa Senhora da Conceição. O projeto, junto com a iniciativa do “Museu Itinerante”, já percorreu mais de 10 cidades da região com a exposição “A história da Diocese de Campina Grande”, em comemoração aos 65 anos de criação da Diocese.
No ano de 2016, o projeto passou a utilizar a réplica da Catedral como espaço de vitrine para os artistas que trabalham com a arte sacra. Nesse e no ano posterior, o projeto contou com a exposição Pinacoteca Sacra, composta de 12 telas do artista Joab Rocha.
Neste ano o projeto trouxe a exposição “Santos da devoção popular” com esculturas feitas em cerâmica, de autoria dos irmãos Edmilson José da Silva e Antônio Alves Pereira, residentes em Boqueirão de Gurinhém, na Paraíba. A exposição conta com 13 esculturas de santos populares no Nordeste, entre eles os santos juninos, que são os protagonistas da festa.
O curador da exposição André Oliveira, falou sobre a importância do projeto para O Maior São João do Mundo: “Precisamos lembrar que a festa faz menção a um santo junino, São João Batista, que foi aquele que preparou os caminhos de Jesus. E nós temos a importância do projeto quanto a valorização da parte religiosa da festa, que acabou sendo agregada a essa festa popular”, expressou André.
Os grandes shows com artistas famosos na opinião de muitos, tiram da mente do público o que realmente se trata no São João. É nesse sentido que o projeto tem bastante importância no que diz respeito a parte religiosa, com intuito de não deixar que o verdadeiro significado do São João caia no esquecimento das pessoas.
Este é o quinto ano que o Projeto Fé e Cultura faz parte do São João de Campina Grande, trazendo além das exposições de arte sacra, shows religiosos para a programação da festa. A réplica da Catedral, localizada na cidade cenográfica do Parque do Povo, estará aberta ao público todos os dias durante o São João, das 18h à meia noite, com entrada gratuita.