Parque do Povo recebe a exposição “Santos da Devoção Popular”

Campina Grande, 2 de julho de 2018  ·  Escrito por Elaine Campelo, Rafael Lima e Steffanne Alencar  ·  Editado por Inaldete Almeida  ·  Fotos de Matheus Pereira

Réplicas de fé

O Projeto Fé e Cultura, uma parceria da Diocese de Campina Grande com a Prefeitura Municipal, traz mais uma vez para o Parque do Povo a exposição de arte sacra, na réplica da Catedral de Nossa Senhora da Conceição. O projeto, junto com a iniciativa do “Museu Itinerante”, já percorreu mais de 10 cidades da região com a exposição “A história da Diocese de Campina Grande”, em comemoração aos 65 anos de criação da Diocese.

Arte sacra

Arte Sacra

No ano de 2016, o projeto passou a utilizar a réplica da Catedral como espaço de vitrine para os artistas que trabalham com a arte sacra. Nesse e no ano posterior, o projeto contou com a exposição Pinacoteca Sacra, composta de 12 telas do artista Joab Rocha.

Neste ano o projeto trouxe a exposição “Santos da devoção popular” com esculturas feitas em cerâmica, de autoria dos irmãos Edmilson José da Silva e Antônio Alves Pereira, residentes em Boqueirão de Gurinhém, na Paraíba. A exposição conta com 13 esculturas de santos populares no Nordeste, entre eles os santos juninos, que são os protagonistas da festa.

Exposição de Arte Sacra

Treze obras em exposição

O curador da exposição André Oliveira, falou sobre a importância do projeto para O Maior São João do Mundo: “Precisamos lembrar que a festa faz menção a um santo junino, São João Batista, que foi aquele que preparou os caminhos de Jesus. E nós temos a importância do projeto quanto a valorização da parte religiosa da festa, que acabou sendo agregada a essa festa popular”, expressou André.

Réplica da Catedral de Nossa Senhora da Conceição

Réplica da Catedral de Nossa Senhora da Conceição

Os grandes shows com artistas famosos na opinião de muitos, tiram da mente do público o que realmente se trata no São João. É nesse sentido que o projeto tem bastante importância no que diz respeito a parte religiosa, com intuito de não deixar que o verdadeiro significado do São João caia no esquecimento das pessoas.

Este é o quinto ano que o Projeto Fé e Cultura faz parte do São João de Campina Grande, trazendo além das exposições de arte sacra, shows religiosos para a programação da festa. A réplica da Catedral, localizada na cidade cenográfica do Parque do Povo, estará aberta ao público todos os dias durante o São João, das 18h à meia noite, com entrada gratuita.

Comentários