12° edição do “Desafio” Estado contra Estado acontece no próximo final de semana

Campina Grande, 27 de outubro de 2018  ·  Escrito por Bruna Martins  ·  Editado por Fernando Firmino

No próximo sábado (3), a partir das 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, vai ser realizado a 12° edição do Desafio Estado contra Estado. O evento reúne repentistas de todo o país e escolhe o melhor entre 12 cantadores durante uma emocionante disputa de versos. O Desafio é organizado pelo poeta declamador, Iponax Vila Nova, e promovido pelo Clube do Repente da Paraíba.

De acordo com o organizador, o Desafio surgiu por causa da necessidade de ter um evento na linha de repente em Campina Grande. Criar iniciativas como essa mantém viva a tradição “significando a continuidade de algo que está arraigado na alma do povo Nordestino, e o repentista é o porta-voz cultural da nossa gente”, ressalta Iponax.

IponaX Vila Nova, apresentador do Desafio de Repente.

Em 2001, ele começou um projeto que envolvia os campeões do repente para declamar seus versos. Mas, a visão de promover algo maior só foi possível em 2006 com o Desafio Estado contra e Estado.

O Clube do Repente é outro projeto que o poeta faz parte. Toda primeira quinta-feira do mês os fãs da cantoria de viola se encontram em um restaurante da cidade. Através de mensalidades, eles aproveitam para conhecer mais um pouco da história e das duplas de profissionais que se apresentam no projeto. As redes sociais facilitam a comunicação do grupo e ajuda a divulgar o trabalho dos integrantes.

Esse ano o festival pagará um dos maiores prêmios de toda história do repente. Todos irão receber um cachê, e para quem passar de fase, tem um acréscimo em forma de premiação. O vencedor receberá uma viola no valor de seis mil reais para somar ao prêmio, totalizando oito mil reais para o campeão. Os repentistas a se apresentar serão Acrizio de França, Edvaldo Zuzu,  Hipólito Moura, Ismael Pereira, Jorge Macêdo, Jeferson Silva, José Cardoso, Luciano Leonel, Raimundo Caetano, Rogério Meneses, Sebastião Dias, e Severino Feitosa.

Ainda, para os jovens que estão iniciando na carreira de repentista, em abril acontece o Fenoger – Festival da Nova Geração do Repente – artistas de todo o nordeste participam para mostrar seu trabalho. O projeto em 2019 vai para sua 3ª edição e tem sido um sucesso, despertando o interesse dos mais jovens e preservando a memória de um povo.

 

Local: Teatro Severino Cabral

Data: 03 de Novembro

Horário: 20h

Entrada: R$ 40 (Inteira) e R$ 20 (meia).

Vendas: Disponíveis na Banca do Orlando, na secretaria do Teatro ou em Ray Discos.

Comentários