3º Fenoger reúne poetas de vários estados em Campina Grande

Campina Grande, 6 de abril de 2019  ·  Escrito por Eledson Linno  ·  Editado por Anne Suênia  ·  Fotos de Bruna Martins

O Festival da Nova Geração do Repente (Fenoger) aconteceu na noite dessa Sexta (05), no Teatro Municipal Severino Cabral. O evento contou com a  apresentação de vários artistas paraibanos e de outros estados. O Festival tem a finalidade de incentivar a cultura do repente e de divulgar o trabalho dos artistas.

Plateia lotada na III edição do Fenoger

Disputa rimada

Uma das características mais marcantes do repente é a disputa. Em cada uma  delas são formados grupos de dez cantadores, que são subdivididos em cinco duplas. Outra marca do repente é o improviso. Os poetas entram na competição sem saber o que vão cantar. Cada dupla recebe três versos e tem de cinco a seis minutos para improvisar sobre cada um dos temas escolhidos. A disputa se inicia com uma a sextilha, depois com mote em sete e por fim com o mote em dez. Os artistas têm que, além de mostrar bom desempenho durante toda a apresentação, ter rima, métrica, oração e vocabulário avaliados por uma comissão julgadora.

Artistas da noite

A primeira dupla a subir no palco foi a dos pernambucanos André Santos e Djair Olímpio. Apresentaram-se em seguida Guilherme Nobre e Alex Luna, do  Ceará. Apresentaram-se também, os paraibanos e atuais campeões, André e Anderson Rodrigues. Disputaram ainda, Helânio Moreira e Zé Albino, do Rio Grande do Norte e fechando a noite de competição, a dupla formada pelo potiguar Rafael Neto e pelo piauiense Adailton Moura.

Pouca idade e muito verso

Alex Luna, tem 16 anos e participa pela primeira vez da competição. Em entrevista, ele relatou que o evento é de grande importância em sua caminhada como repentista e que independentemente do resultado está muito feliz.

Só de estar aqui entre esses poetas consagrados já sinto um friozinho na barriga – brincou.
Já o jovem André Rodrigues, revelou que o fato de já ter sido vencedor do evento lhe atribui muito mais responsabilidade e que a cobrança por este motivo é bem maior. São esperados de mim, grandes coisas, mas isso me motiva a ir mais adiante – relatou.

Iponax Villa Nova, apresentador e idealizador do evento

Iponax Vila Nova, poeta e coordenador do evento afirma que mesmo todos os artistas já sendo profissionais, os participantes encaram o Fenoger como a copa do mundo da poesia. É como se fosse uma copa do mundo para eles, pois Campina tem um peso diferenciado – contou.

Vitória que rima

Ao final da disputa, a comissão julgadora escolheu a dupla André Santos e Djair Olímpio como campeões da edição.

Estar na terra dos atuais campeões não é fácil, e saber que eles tinham muita torcida nos deu um certo frio na barriga, mas graças a Deus deu certo – afirmou um dos vencedores.
Os campeões da edição estão selecionados para participarem  do maior evento de repentistas do país, o  Estado contra estado”, que acontecerá  dia 09 de novembro de 2019, em Campina Grande.

Comentários