“Não existe nada mais atual que a verdade” – Santanna, O Cantador, e sua representatividade cultural

Campina Grande, 19 de maio de 2019  ·  Escrito por Anne Suênia Sales  ·  Editado por Mateus Almeida  ·  Fotos de Anderson Luiz

Esteve em Campina Grande na tarde de ontem (18), para o programa Momento Junino da TV Borborema, Santanna, O cantador. O cantor que dá voz a “Ana Maria”, umas das músicas mais conhecidas do forró, escreveu poesias eternizadas em canções que reforçam a “verdade” de ser nordestino e, na ocasião, reafirmou a força do que faz e representa.

Santanna durante apresentação na terceira edição do Momento Junino 2019.

 

 

Antes da música, a poesia

“Esta palavra saudade

conheço desde criança

saudade de amor ausente

não é saudade, é lembrança

saudade só é saudade

quando morre a esperança”

 

Os versos são declamados pelo “Poeta Cantador” em todos os seus shows, antecedendo um de seus maiores sucessos, a música “lápis de cor”.

A forte presença da poesia nos shows de Santanna é facilmente percebida. O poeta tem versos que são reproduzidos por artistas em todo o país. Ele explicou que a aproximação do seu segmento musical com a poesia é antiga.

– Isso que a gente faz não é de hoje. A música que nós fazemos vem de Luiz Gonzaga. Temos forte influência, pois foi ele que codificou o baião, que é uma modalidade de cantoria dos poetas violeiros. Então, não há a separação entre uma coisa e outra –  explicou.

O cantador contou que a parte instrumental do forró é herança das bandas de pífanos e toda a conjuntura desse ritmo musical tem ligação direta com a poesia.

Santanna concedendo entrevista à Equipe do Reporter Junino.

 

 

Depois do verso, a melodia

“Pra ter um anel no dedo e um DR no nome

Ser um grande homem feliz e famoso

Mudar de repente meu comportamento tão escandaloso”

 

 

Apesar de não ter o DR no nome, o cearense carrega o título de poeta cantador. Não tornou-se feliz e famoso com o diploma de medicina, como canta na canção “Xote universitário”,  mas é reconhecido em todo o país pela “arte verdadeira” que faz.

Além de cantor, Santanna também é compositor. As suas canções mais conhecidas são de sua autoria e, como bom poeta que é, todas têm letras facilmente reconhecidas na memória daqueles que participam de seus shows. Dentre as muitas composições, o Poeta elege “ Xote universitário” como sua canção favorita. A composição é uma parceria dele com Accioly Neto.

Cultura é a verdade do povo

O contexto musical brasileiro atual perpassa por modificações constantes. O forró feito por Santanna é considerado por muitos o forró autêntico. O cantador defende em suas letras a valorização da cultura nordestina, o amor, a saudade e, segundo ele, a verdade.

– O que a gente faz é de verdade. Não tem nada mais atual, e necessário, que a verdade. Não tenho medo de perder espaço, pelo contrário, temos cada vez mais. – ponderou.

A verdade cantada, declamada e tocada pelo Poeta reforça a riqueza musical dos artistas nordestinos e mostra a resistência daqueles que fazem e promovem a cultura através da arte.

Comentários