Nesta quinta-feira (30), aconteceu a 6º edição do Encontro de Sanfoneiros na cidade de Queimadas, próximo a Campina Grande. O evento que foi idealizado e organizado por Nilson Som, e apoiado pela Prefeitura Municipal de Queimadas – PB, contou com a presença de 20 sanfoneiros e de diversos trios de forró de Queimadas e região. O instrumento principal do forró tradicional é a sanfona, dela surgiu o ritmo que embala o Nordeste brasileiro. Mas o instrumento não seria nada sem um músico especializado para manuseá-lo, ao qual chamamos de sanfoneiro. Por isso, este profissional foi o protagonista e homenageado do Encontro.
Considerado como abertura das festividades juninas da cidade, o encontro de sanfoneiros teve início no ano de 2013 e desde então, já está na sua sexta edição, promovendo apresentações culturais de música, dança e literatura de cordel, exaltando a cultura nordestina, o forró e principalmente, a utilização da sanfona e o trabalho dos sanfoneiros na cidade de Queimadas.
Para abrir o evento, 20 sanfoneiros realizaram uma apresentação coletiva e tocaram juntos as músicas “Escadaria” de Dominguinhos, “Feira de Mangaio” de Clara Nunes e a música “Asa Branca” de Luís Gonzaga, mais conhecido como o Rei do Baião, tendo sido ele um importante sanfoneiro que marcou a história do forró com suas canções. Logo após, os sanfoneiros tiveram suas apresentações individuais, cada um tocando duas músicas.
Alguns convidados que compuseram a mesa de honra, entregaram medalhas de participação aos músicos com o apoio dos patrocinadores da festa. O presidente da Câmara dos vereadores, Ricardo Lucena, agradeceu o convite e parabenizou o evento afirmando que “cada vez essa festa aumenta, uma animação total. Nilson é uma figura, ama a música e o folclore, em nome dele agradeço a todos os Queimadenses, a todos os músicos e a equipe que fizeram essa festa acontecer”.
O Deputado Estadual da Paraíba, Paulo Rogério, também parabenizou os sanfoneiros e a organização do evento: “esse encontro valoriza a nossa cultura e a nossa cidade, o forró é genuinamente nordestino e nós temos que incentivar e manter essa tradição”, comentou.
Enfatizando sobre a importância de propagar a riqueza cultural que o nordeste possui, Angélica Figueiredo, Secretária de Cultura da cidade, falou um pouco sobre a relevância do evento dentro desse contexto: “É muito importante levar essa cultura, a nossa cultura nordestina, independente das dificuldades que enfrentamos. E é graças a guerreiros como Nilson, que essa cultura ainda existe. Esse encontro de sanfoneiros a cada ano vem melhorando, e é isso que a gente quer, mostrar a nossa cultura, tanto do nosso município quanto do nosso país”, disse.
Hugo Sanfoneiro foi um dos artistas que participou do evento. O Queimadense atualmente vive da música e toca sanfona há 16 anos. Sua história com a música começou aos 5 anos de idade, quando ele ainda estava aprendendo a tocar teclado,o que contribuiu para despertar nele o deseja em estudar sobre a sanfona. Ele começou sua carreira de sanfoneiro no grupo “Filhos do Forró” e conseguiu sua primeira sanfona através um projeto social da cidade de Queimadas, que lhe permitiu tocar em várias bandas e projetos, conhecendo o nordeste e o Brasil.
Há seis anos ele vem fazendo sua carreira solo, onde o nome “sanfoneiro” lhe foi agregado ao nome artístico e hoje, o mesmo é conhecido como Hugo Sanfoneiro. Sobre o encontro de sanfoneiros, ele comenta que marca presença desde a primeira edição, acredita ser importante. Por isso, não faltar nenhum ano. “A gente não tem que ir só uma vez, tem que ir e voltar, pra consolidar o nosso trabalho e o trabalho da nossa cidade”, disse.
O Encontro foi transmitido ao vivo pelo Facebook do blog Queimadas Acontece. Durante a transmissão, mensagens de carinho e admiração de amigos, do público virtual e de moradores da cidade que atualmente estão morando em outras localidades, foram repassadas para os sanfoneiros que estavam se apresentando. O vídeo está disponível no Facebook da página Queimadas Acontece, acesse pelo link: https://www.facebook.com/QueimadasAconteceOficial/
Tempero do forró, Geovanne Lima e Trio Forrozão Sem Frescura também foram dos alguns dos artistas que se apresentaram no evento. A festa também foi apoiada e atribuída a causas beneficente e toda a renda obtida com a venda de lanches e bebidas foi destinada a Capela São Pedro, na comunidade da vila.