Neste sábado (01) em Campina Grande-PB aconteceu a abertura da Vila Junina, localizada na Estação do Turista, a Vila é uma programação a mais para a população campinense e os turistas aproveitarem a festa da cidade, além do Parque do Povo, onde acontece a maior parte das festividades do São João, que está previsto para iniciar as comemorações dia 07 de junho de 2019.
O evento foi pensado e elaborado para oferecer não só a música e dança, mas também uma vasta gastronomia, as casas cenográficas acomodam com as barracas como: Paulista´s food truck, Sinhá margarida, Crepe mania, Toca da tapioca, Officina da coxinha, Boteco da vila, Casa de prêmios, Hosti Haus, Batatas Gourmet, Seu pastel, Panela da Marta Ribeiro e Débora Lima, Casa de Vó Fatá, Hot dog now gourmet e Bodega Vip, que serviram grande variedade para o público.
A programação da Vila Junina levou nessa primeira noite o Grupo Folclórico Acauã da Serra e atrações como Forró Lampejo, Fernanda Lima e Banda, Dilsinho, Forró Gente da Serra, Forró no queijo, Forró pra dançar, Abdias e Forró novo e ainda contou com a apresentação dos Três do Nordeste no final da noite.
Em sua 4º edição, o evento realizou o concurso Arretado Star no qual as bandas que se apresentaram puderam também concorrer. Desde 2016 o concurso entre os trios de forró existe para que os artistas possam mostrar seus talentos através da música nordestina. Em 2018 o concurso passa a ser chamado de Arretado Star, fazendo uma paródia ao concurso “Super Star”, que acontece a nível nacional. Para a avaliação dos cantores e bandas, vários jurados são convidados a fazer parte da banca, entre eles estiveram presentes: Pedro Mineiro, Alan Peres, Elessandro Bitisa e Gisele Sampaio, que observaram atentamente o desempenho de cada apresentação da noite.
Em meio a festa, o resultado da soma dos jurados foi divulgado tendo como vencedor da noite a banda Gente da Serra com 47,3 pontos e o segundo lugar ficando para o Forró Lampejo 45,1. A final do duelo terá premiação e acontecerá dia 18 deste mês em local ainda a ser definido. O cantor Amaro da Costa caminhoneiro e vocalista da banda finalista, afirma que: “O concurso é muito importante para a cidade porque além de abrir espaço para a música nordestina, o show que eu fiz, posso vender ele facilmente, pois o evento é uma vitrine.”.
Para os forrozeiros o som, o toque e as letras das canções não deixaram ninguém parado principalmente ao relembrar grandes sucessos como: ‘Até mais Ver”, “Se eu morasse aqui pertinho”.
E a noite rendeu para a população campinense que prestigiou a festa, como relata a dona de casa Sônia Maria Cândido que aos 63 anos, não deixa de dançar o forró pé de serra com o companheiro Nelson Pereira aposentado, com quem é casada desde 2005: Não perdemos forró, na Vila Junina, no Parque do Povo, no Momento Junino, na Casa Artesão. Tudo que tem forró, estamos dentro. Até a nossa casa está enfeitada porque somos forrozeiros de verdade, afirmou.
O casal conta que se conheceram no forró, através da dança, e pretendem passar o restante de suas vidas juntos fazendo o que mais gostam, dançando a música nordestina.
E nesse clima de romantismo se encerrou a noite de abertura do evento, que deu início à festa do Maior São João do Mundo, que oficialmente só começa no próximo dia 07 de junho.
Casal aproveita a Vila Junina para dançar forró