O casamento coletivo se tornou um evento tradicional dentro do São João de Campina Grande. Já são 30 anos de história e todos os anos, uma grande quantidade de casais oficializam sua união na pirâmide do Parque do Povo. Este ano, serão 164 casais a dar início à sua vida conjugal, na noite dos namorados.
A Secretaria de Cultura, que é responsável pela realização do evento, recebeu o apoio da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), para aumentar o número de vagas desta edição. Tendo em vista que, no dia das inscrições, houve uma grande procura, a organização resolveu tentar viabilizar mais algumas vagas, para incluir a maior quantidade possível de casais. De início, 120 casais iriam participar do evento, e com o apoio da AMPB, mais 44 casais terão a oportunidade de realizar seu sonho.
O secretário de cultura, Jóia Germano, vê o casamento coletivo como o início de um trabalho social. “Se formos parar para pensar, muitas famílias foram constituídas ao longo desses 30 anos, são muitas histórias para contar. E na maioria das vezes, os casais não têm condições de arcar com os custos de um casamento, então se vê a importância do casamento coletivo para essas famílias carentes de Campina Grande”, comenta o secretário.
Um desses casais é Janaína Gomes (27) e Wellington Farias (29), que estão juntos há 3 anos, e agora, com uma filha de oito meses, desejam selar o seu matrimônio no Maior São João do Mundo. Para eles, que são forrozeiros de carteirinha, é a combinação perfeita. “A idéia de casar no São João aumenta muito a nossa ansiedade, vai ser um casamento diferenciado”, diz Janaína com um brilho no olhar. Wellington, por sua vez, se orgulha de fazer parte da história do casamento coletivo. “Dá até um ‘gostinho’ a mais casar no São João”, confessa entre risos e muita expectativa.
Foi pensando em casais forrozeiros, como Janaína e Wellington, que a organização preparou o “pós-casamento” para os noivos. Os pombinhos, junto com seus padrinhos, poderão aproveitar os shows programados para o dia 12 de junho no palco principal, diretamente do camarote disponibilizado pela Prefeitura Municipal.
E faltando apenas 10 dias para a grande noite, os preparativos estão a todo vapor. Vestidos e ternos escolhidos, alianças preparadas, noivas cada vez mais ansiosas. Desde os ensaios, até à hora da marcha nupcial, cada detalhe se torna único diante da espera pelo momento de dizer “sim”.