No Maior São João do Mundo, a diversão não se resume ao Parque do Povo. Campina vive e respira o clima junino por onde quer que se passe. Para conhecer um pouco mais da História da cidade, nada melhor que fazer um “tour” cultural pelos pontos que marcam a trajetória da Rainha da Borborema. Uma vista panorâmica, ao som de muita música regional, é o que oferece o Ônibus do Forró. O roteiro começa no Museu de Arte Popular da Paraíba (Museu dos Três Pandeiros), localizado em outro cartão postal da cidade, o Açude Velho, a partir das 10h, e segue em direção ao Monumento a Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, Monumento aos Tropeiros, Estação Velha, Museu do Algodão, Parque da Criança, Monumento aos Pioneiros, Avenida Manoel Tavares, Centro Histórico de Campina Grande, Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande (Telégrafo), Teatro Municipal Severino Cabral, Vila do Artesão, Parque Evaldo Cruz, Parque do Povo e a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, retornando ao ponto de partida, passando antes pela histórica rua Vila Nova da Rainha.
A diretora do projeto, Albaniza Miranda, disse que percebeu a necessidade de oferecer um circuito que contemplasse a História e a cultura local, através de um itinerário de 15 km: “Os turistas que vêm de vários estados brasileiros e também do exterior saem maravilhados com tudo, por ver a cidade numa visão panorâmica e conhecer a História através do cordel e de músicas que remetem a Campina Grande.”
Durante o percurso, a animação ficou por conta de Gitana Pimentel, Trio de Forró Os Tropeiros e os emboladores de coco Bigode da Serra e Beija-Flor, e também do Poeta Condor, que vai narrando a história em forma de cordel. Ao chegar à Vila do Artesão, os passageiros desembarcam, numa parada estratégica, para que possam conhecer e fazer compras ou degustar comidas típicas.
A variedade de artesanato e a exuberância e delicadeza das peças são os principais atrativos da Vila. É possível encontrar artigos em madeira, algodão colorido, rendas, couro, entre muitos outros, alguns sendo confeccionados nas próprias lojinhas, como é o caso do crochê. O local também oferece uma vasta gastronomia e apresentação de trios de forró.
Ao retomar o trajeto em direção ao ponto de partida, os passageiros forrozeiros já sentem um gostinho de quero mais, como relatou a estudante Shirley Oliveira, da cidade de Cajazeiras, que curtiu o passeio e teve uma nova impressão sobre Campina: “Foi interessante porque ele passa por vários pontos da cidade com a narração da história. Tudo é muito bonito, a arquitetura, os monumentos, pra quem é de outra cidade é muito enriquecedor.”
O valor do passeio promocional é de R$ 55,00 por pessoa e o ingresso pode ser adquirido pela internet ou na sede da empresa, que fica em frente ao Museu de Arte Popular da Paraíba.