Jackson do Pandeiro em 360 graus

Campina Grande, 11 de junho de 2019  ·  Escrito por Roberto Gomes  ·  Editado por Arão de Azevedo

 

Entrada de Alagoa Grande, cidade onde Jackson do Pandeiro nasceu na Paraíba

Projeto de extensão da UEPB, Labgran, produz reportagens em 360 graus mostrando a relação do Rei do Ritmo com os festejos juninos. A proposta do Laboratório de Grandes Reportagens (Labgran), um projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba, é mostrar a relação de Jackson do Pandeiro com os festejos juninos e como ele influenciou e influencia o cenário musical paraibano. Coordenado pelo professor Arão de Azevêdo, o Labgran produziu reportagens com a tecnologia de vídeos em 360 graus em Alagoa Grande, cidade natal de Jackson do Pandeiro e em Campina Grande, que este ano homenageia o rei do ritmo.

As reportagens produzidas pelo Labgran serão divulgadas aqui no Repórter Junino e no canal do Labgran no Youtube, onde estão outras produções do projeto.

Na primeira produção, o Labgran, Roberto Gomes, aluno do curso de Jornalismo da UEPB e bolsista do projeto foi até Alagoa Grande para mostrar para vocês quem  foi e qual a importância de Jackson do Pandeiro para a cultura brasileira.

 

Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo

E você sabe quem foi Jackson do Pandeiro? José Gomes Filho era o mais velho, nascido em 31 de agosto de 1919, em Alagoa Grande interior da Paraíba. José Gomes não teve aula de formação acadêmica e nem musical, seguiu sendo analfabeto até a fase adulta, mas foi em Alagoa Grande que ele aprendeu a ouvir, a assimilar, a observar e a registrar.  Aos sete anos substituiu o zabumbeiro no grupo de coco de sua mãe agradou a quem o ouvia e o melhor, se agradou. Aos dez anos ocupou definitivamente a posição.

Jackson e sua família se mudam para Campina onde se instalam em uma casa perto ao açude velho. Em Campina Grande Jack foi padeiro, pedreiro, pintor, limpador de fossa, tocador entre várias outras profissões.

Mas, foi em 1957 que Jackson do Pandeiro se torna nacionalmente conhecido e se tornando influencia para vários artistas conhecidos como Biliu de Campina, Gilberto Gil, Silvério Pessoa, Alceu Valença entre outros.

Este ano, o estado da Paraíba como um todo presta homenagens ao centenário de nascimento do Rei do Ritmo.

Comentários