Ao som de um forró muito animado e de coreografias exuberantes, a noite da segunda-feira (10), na pirâmide do Parque do Povo, foi de muito brilho – um verdadeiro show de estrelas. E eram tantas, que poderiam formar uma constelação e batizá-la de “junina”.
E foi assim que se deu mais um festival das estrelas juninas, no maior São João do Mundo. Cada detalhe da peça de roupa, da saia rodada, do sapato e chapéu enfeitado ao passo bem marcado. Tudo nos mínimos detalhes, pra ninguém botar defeito. E isso exige muita dedicação e amor para representar sua quadrilha.
Nesta nona edição, o festival veio repleto de beleza, brilho e criatividade tanto nos figurinos, quanto na criação de personagens para serem apresentados. O público vibrava a cada nova apresentação na pirâmide do parque do povo e não exitava em destacar a beleza e importância desses concursos juninos. “Eu vejo esses concursos como algo muito importante para a manutenção da cultura, sabe. É algo muito estilizado, novo, cheio de brilho, mas que não perde a essência do São João: que é ter noivo e noiva, rainha do milho e de ter o forró como ritmo para a dança”, disse Jhonas Marra, 22 anos.
Para poder chegar no dia da apresentação, é preciso bastante esforço dos e dedicação dos componentes que irão concorrer, portanto a preparação tem seguir em ritmo frenético, para que consigam conciliar o tempo de ensaio com suas vidas. É o que destaca Catharina Pontes, que concorreu na categoria de casal junino: “Então, é uma questão de adaptação, né. Mas assim, pra mim foi muito tranquilo. Eu me preparei bastante com o meu par e ele me incentivou bastante. Afinal de contas nós somos um par, então tem que haver a parceria.” E o seu par, Diel Moreno, ainda completa: “E como está nessa rotina de ensaio, ensaio e ensaio da própria quadrilha, a gente fica meio que sem tempo, porque junta trabalho e quadrilha, aí fica nessa correria. Às vezes a gente terminava os ensaio da quadrilha e ia até a madrugada pra ensaiar para o concurso das estrelas. Mas foi tudo muito satisfatório”
O amor por representar sua quadrilha e a responsabilidade de estar ali por ela é algo que cada um deles leva para a pista de dança “É uma expectativa muito grande, porque a quadrilha espera muito da gente, então acabamos nos cobrando bastante também. Mas tudo isso é pelo amor que sentimos por ela”. Foi o que contou Igor Souza, noivo da quadrilha Mistura Gostosa. É visível a emoção dos quadrilheiros, que sempre são muito amorosos ao falar da sua quadrilha. “É maravilhoso! É inexplicável! É uma coisa muito rápida, mas também é incrível, porque a energia, principalmente de Campina Grande, do maior São João do mundo, gera tanta positividade que sinto um misto de sentimentos num momento só” completou sua par de dança, Beatriz Aquino, também noiva da Junina.
As Rainhas não ficaram de fora do espetáculo e também deram seu show. Uma das mais esperadas da noite, a rainha da Junina Moleka sem vergonha, Rilavia Souza, vinha com uma grande responsabilidade de representar a atual quadrilha campeã campinense. Antes de sua apresentação e do resultado final -em que saiu campeã-, ela mostrou estar muito feliz em concorrer e grata com a junina Moleka e com as pessoas que a ajudaram chegar até alí, desde o auxílio na construção de coreografia até a preparação do figurino: “Eu tô tentando fazer o melhor pela minha quadrilha. E tô muito feliz, porque tem muitas pessoas junto comigo, nessa… eles me ajudaram a trabalhar e fazer um desfile, que espero que seja memorável. Eu sei que não vai ser ‘cem por cento’ nem perfeito, porque no dia tudo é mais emotivo, mais eufórico… e eu tô muito emocionada, porque tudo que compõe minha personagem, foi produzido por várias e várias pessoas, que todo dia estavam ali me dando força, me dando apoio”, pontuou.
Todo o concurso foi dividido em quatro categorias, sendo elas: ‘Rainha da diversidade’, ‘Casal Junino’, ‘Casal de noivos’ e ‘Rainha Junina’, sendo em duas etapas: A dos representantes das quadrilhas do Agreste e a de quadrilhas de Campina Grande. Foram mais de 60 apresentações cheias de esplendor e animação e que você pode conferir o resultado final logo abaixo, contendo primeiro, segundo e terceiro colocado de cada categoria e de cada etapa do ‘Festival das estrelas Juninas’ da cidade:
Categoria ‘Rainha da diversidade’
Etapa Agreste:
1° Chamego Medonho
2° Junina Diva
3° Paixão Junina
Etapa Campina Grande:
1° Moleka Sem Vergonha
2° Mistura Gostosa
3° Filhos de Campina
Categoria ‘Casal Junino’
Etapa Agreste:
1° Arriba Saia
2° Cheiro de Malícia
3° Paixão Junina
Etapa Campina Grande:
1° Moleka Sem Vergonha
2° Arraial em Paris
3° Mistura Gostosa
Categoria ‘Casal de Noivos’
Etapa Agreste:
1° Paixão Junina
2° Cheiro de Malícia
3° Arriba Saia
Etapa Campina Grande:
1° Moleka Sem Vergonha
2° Arraial em Paris
3° Mistura Gostosa
Categoria ‘Rainha Junina’
Etapa Agreste:
1° Paixão Junina
2° Uma Família em Missão
3° Chamego Medonho
Etapa Campina Grande:
1° Moleka Sem Vergonha
2° Filhos de Campina
3° Mistura Gostosa