No dia dos namorados, 12 de Junho, véspera de Santo Antônio, conhecido tradicionalmente como o “santo casamenteiro”, os restaurantes, quiosques e bares preparam pratos e bebidas especiais. Além dos shows que ocorrem no Quartel General do Forró, bem como nas palhoças espalhadas pela estrutura da festa, a culinária diversificada tem atraído quem passa pelas barracas e quiosques do maior São João do mundo.
A culinária vai desde comida oriental, baiana, até o popular caldinho e a comida de milho. Tem para todos os gostos. E no dia dos casais, o atrativo maior foram morangos, uvas e maçãs do amor. Como mostrou a vendedora Stefanie da Silva, que já trabalha no Parque do Povo durante o São João há doze anos. Seu produto mais procurado é o morango. Entretanto, Stefanie ainda queixou-se do fluxo das vendas e que a procura já foi maior em anos anteriores. Em meio a essas iguarias já tradicionais na festa, eis que na edição deste ano, o novo atrativo entre os forrozeiros é o churros. Diferente do tradicional churros mexicano, o doce ganhou proporções maiores e tem agradado muita gente.
E para quem também aprecia as bebidas popularizadas como “drinks”, encontramos o quiosque Bom que dói, conhecido na festa por sua bebida carro-chefe feita com cachaça e uva. Fia e Nino estão juntos há 25 anos e durante todo esse tempo, colocaram seu quiosque no São João de Campina Grande. “A gente sempre faz alguma coisa diferente pra chamar a atenção dos clientes. Todo ano nós inovamos, seja no drink para os namorados ou como fizemos no ano passado, colocamos fotos dos casais, mas sempre com algum atrativo.” No quiosque encontramos o casal José Robério e Vanusa Silva, casados há 14 anos e segundo eles, um dos atrativos que os fazem vir até o Parque do Povo, é o quiosque.
A gastronomia seja típica ou diversa, é um dos pontos fortes das festividades juninas. Fator que ajuda consideravelmente a movimentar a economia da cidade nesse período. O casal Paulo José e Nalva Brito, estão casados há 32 anos, têm três filhos, e estão vindo pela primeira vez ao Maior São João do mundo: “Somos de São Caetano do Sul – SP e recentemente viemos moramos aqui em Campina Grande. A festa está excelente!” disseram. E toda essa movimentação, tem gerado interesse em grandes empresas que optam por investir no São João, como é o caso do aplicativo de delivery Ifood, que neste ano, trouxe inúmeras diversões espalhadas pelo Parque do povo como forma de divulgação da marca.
Em meio a tanta modernidade e variedade, O São João de Campina Grande têm aberto discussões a respeito de manter suas tradições dentro da cultura nordestina, desde os ritmos musicais, até a comida. É o que diz Efigênio Saraiva, proprietário de uma barraca na rua Sebastião Donato, localizada ao lado do Parque do Povo. Segundo ele, em questão de festa junina, o sabor típico e as raízes precisam ser ponto chave: “Acho muito importante preservar a culinária típica nordestina, porque é uma festa de São João, apesar da procura não ser tão grande por parte do público.” Efigênio alegou ter ficado de fora da festa no ano passado e disse estar feliz de este ano, ter entrado na estrutura junto a outros barraqueiros que também tem seus comércios na rua, através de uma iniciativa da Medow Promo, empresa organizadora do São João de Campina Grande em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP). Entre os produtos que estão estão a venda na barraca de Efigênio, estão os tradicionais caldinhos, macaxeira com charque ou com carne de sol, variedade de sanduíches , salgados e bolo.