A primeira noite de apresentações de quadrilhas começou neste sábado pontualmente, aparentemente sem erros. Esta deveria ter sido a segunda noite e devido a alguns problemas no atraso de patrocínio entregue pela Prefeitura de Campina Grande às quadrilhas, o evento foi adiado, com o início para hoje.
Dando início ao festival, a primeira quadrilha a entrar no arraial no sábado foi a “expressão junina”, que veio do bairro da Catingueira. Com apenas cinco anos de existência, a quadrilha ainda não ganhou nenhum título, mas segue confiante. “A gente ainda não não venceu nenhum festival, mas somos uma quadrilha que ainda está crescendo, e temos muito tempo ainda. Esse ano vamos mostrar através do nosso tema, as noites de São João, e o melhor será feito após o resultado deste concurso”, enfatizou Sandro Nascimento, coordenador da quadrilha expressão junina.
Seguindo a primeira noite do festival, aproximadamente às 20h30, entrou no arraial a junina mais esperada de Campina Grande, ovacionada por uma multidão de pessoas, a “Moleka 100 Vergonha” mostrou em poucos minutos porque é a quadrilha campinense com mais títulos em seu histórico. Aos dez minutos de apresentação, o som começou a apresentar alguns problemas, e a junina precisou parar sua apresentação. Sem entender ainda o que estava acontecendo o público presente vaiava e pedia que a quadrilha voltasse a se apresentar. Com mais de meia hora de espera, os brincantes da Moleka estavam todos desesperados e sem saber o que ia acontecer. Ninguém de fato sabia informar o que estava acontecendo, quando circulou a informação de que havia um problema no som.
Então, Marcio Marques, coordenador da Associação de Quadrilhas Juninas explicou que o equipamento técnico, a mesa de som, acabou queimando, e que infelizmente o festival ia ser adiado mais uma vez para amanhã (16). A quadrilha junina que abriu o evento hoje não vai mais precisar se apresentar amanhã, pois já tem sua pontuação computada. A última quadrilha da noite que seria a Filhos de Campina. Como não tem banda musical, o grupo se apresentou com CD e optou em dançar ainda hoje. A grande afetada da noite com o problema técnico foi a Moleka 100 Vergonha, que vai precisar se apresentar amanhã, junto das demais quadrilhas programadas para o segundo dia de apresentações.
De acordo com a nova programação, amanhã, a partir das 18h, apresentam-se as quadrilhas: Moleka 100 Vergonha, Arraial Fagundes, Mistura Gostosa, Junina Cambebas, Cestinha de Flores, Flor de Lampião, Arraial em Paris e Rojão do Forró. As três primeiras colocadas participarão do festival paraibano, que acontece na segunda-feira (17) na cidade de Santa Rita.