A 7º edição do Momento Junino, que aconteceu neste sábado, 15, contou com a participação de escolas municipais de Campina Grande e Galante, e de uma escola particular da cidade de Mogeiro. Além dos estudantes, esteve presente também o Grupo de Mulheres de Serra Branca, que prestigiou a festa.
Entre as atrações musicais deste sábado estavam a banda Forró da Barka, que lançou uma música no evento, a Banda Forró Coco Seco, o Trio Forró Filé e o cantor Aduílio Mendes, juntos, os artistas animaram os forrozeiros de plantão.
Pela primeira vez, cerca de 70 alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal Advogado Otávio Amorim, do bairro das Malvinas, puderam conhecer os bastidores de um programa de televisão. Para a professora de História, Fabiana Cavalcante, é uma alegria muito grande essa participação: “Eu acho esse momento direcionado aos alunos muito importante porque, para eles, representa uma oportunidade única”, contou.
Renan Silva, de 13 anos, é um dos alunos da Escola Advogado Otávio Amorim e realizou o sonho de ser entrevistado e conhecer o trabalho de um repórter. Seu próximo sonho a ser realizado é, um dia, ser jornalista.
José Altair, de 14 anos, estuda na Escola Municipal Laura Menezes Amorim, localizada no centro do Distrito de Galante. Essa também foi a primeira vez que o estudante participou do Momento Junino. Junto com a escola, que este ano homenageia o centenário de Jackson do Pandeiro, vieram duas turmas do 9° ano. “É um momento cultural e os alunos tinham o sonho de conhecer o Parque do Povo”, contou a gestora Elizabeth Medeiros.
Além dos estudantes, muitos turistas também estiveram presentes, é o caso de Alirieny Gomes que destacou a importância na diversidade do público do evento: “é uma interação muito boa, a oportunidade das escolas participarem é muito interessante.” A turista de Palmas (TO) contou que estava muito feliz em estar n’O Maior São João do Mundo. “É a primeira vez que eu vejo uma festa desse nível”, avaliou sobre os 31 dias do São João de Campina Grande.
Os alunos do Instituto Virgem dos Pobres, localizado no centro da cidade de Mogeiro, trabalham com literatura de cordel nas ruas, praças e feiras da cidade. Hoje, além de participar do Momento Junino, os estudantes da Orquestra do Interior irão se apresentar na Vila do Artesão e no Museu de Arte Popular da Paraíba, com um repertório que homenageia o Ano Cultural Jackson do Pandeiro.
Uma novidade anunciada por Michel Barka, da banda Forró da Barka, foi o lançamento da música “Sou Viroteiro”. Pela primeira vez, o grupo, que se organiza desde o mês de maio para o período junino, se apresentou no palco do Momento Junino, trazendo referências do forró estilizado ao programa.
Com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Assistência Social de Serra Branca, o Grupo de Mulheres da cidade, que desenvolve um trabalho de artesanato, suporte psicológico e palestras sobre saúde, marcou presença na pirâmide do Parque do Povo. Estiveram neste sábado, 15, cerca de 50 mulheres, que se divertiram durante o evento.