O mês de junho é uma das épocas mais esperada pelas pessoas. O povo se reúne para dançar, comer comidas típicas, agradecer pela colheita e principalmente, se confraternizar. Na cidade de Boqueirão, por exemplo, acontece há 8 anos o São João do animador na Paróquia Nossa Senhora do Desterro. Na última sexta (14), essa festa aconteceu no salão paroquial. A tradição da festa teve início no pastoreio de Padre Alexandre Moreira, que hoje não está mais na cidade, mas deixou o legado dos atuais padres darem continuidade ao evento. O festejo tem como finalidade reunir os animadores das pastorais, movimentos e serviços que passam o ano inteiro trabalhando em pró da igreja.
O pároco Padre Antônio Batista relata a importância do encontro entre esses fiéis: “é um momento oportuno onde todo mundo se confraterniza, se abraçam, se respeitam, se amam e transmite para o outro essa harmonia”. Sempre no período junino, a igreja celebra junto com todos que servem as pastorais. Ao todo são 41 comunidades distribuídas em cinco setores nos municípios de Caturité e Boqueirão.
A igreja católica vive durante o mês de junho uma celebração mais voltada a fé que a doutrina ensina, mostrando o lado cultural, mas também a veneração que sentem pelos santos que inspiram vidas ao longo dos anos. Sobre a devoção ao santos juninos “a importância é de nos espelhar neles, olharmos seu passado, a história de homens que vivenciaram o evangelho.” relatou o Padre.
O São João do animador contou com a participação de pessoas de todas as idades. A coordenadora do Terço das Mulheres, Elizabeth Rodrigues contou que “é uma oportunidade muito boa das comunidades se confraternizarem, já que passamos o ano inteiro trabalhando e é muito raro ter um momento como este”. Elizabeth também enfatizou que para comemorar o São João não precisa necessariamente estar em festas com bebidas alcoólicas, pode-se comemorar de forma sadia entre amigos.
Já o coordenador do Terço dos Homens, Nilson Araújo, ressaltou a importância da festa dos animadores da igreja. “Temos que ter um dia de lazer, e hoje é um momento de todas as famílias estarem juntas em uma noite carismática”, comentou.
Rafaela de Sousa, 20, sendo jovem participante do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) relatou como é bom poder participar desse evento. “É a minha primeira vez aqui, e é uma forma de divertimento e com certeza indico para outras pessoas.” Na ocasião, os participantes puderam provar de um grande banquete de comidas típicas, improvisaram passos de quadrilha e foram envolvidos na alegria da banda trio canarinho.