Durante os 31 dias de festa, muitos turistas passam pela cidade a fim de conhecer o Maior São João do Mundo e todos os encantos dos festejos juninos. Além da festa no Parque do Povo, muita coisa acontece fora dele, programação é o que não falta. Além de um período para curtir e dançar muito forró, é também a época ideal para conhecer um pouco mais da cultura, da tradição e a trajetória de personagens icônicos que marcaram a história da cidade.
Embora muitos estejam presentes desde o primeiro dia de festa, é a partir do dia 20 de junho, que o número de turistas na cidade aumenta, podendo ser notado facilmente nas vilas que compõem o Parque do Povo e na Pirâmide, onde acontecem as apresentações das quadrilhas, atração que mais chama a atenção de quem vem de outro estado.
A equipe do Repórter Junino, conversou com alguns turistas que vieram conhecer o Maior São João do Mundo e explorar tudo o que Campina Grande e as cidades vizinhas tem de melhor nessa época.
A jornalista Daniela Ortega (38) e o funcionário público Tadeu Coelho (32), vieram de São Paulo e acabaram de chegar na cidade. O casal pretende passar dois dias em Campina Grande e logo após, seguem para conhecer o São João de Caruaru, no Pernambuco. Segundo Daniela, o que mais chamou sua atenção foi a decoração e a imensidão do Parque do Povo. Apesar de não estarem interessados nas atrações do palco principal, o casal de turistas afirma que as atrações sertanejas fogem do que realmente é cultural e tradicional. Mas, por outro lado, se mostraram encantados com as quadrilhas juninas e gostariam de ter chegado antes para assistirem ao concurso, que aconteceu no dia 14 de junho.
Outro grupo de turistas que acabara de chegar na cidade e vai seguir o mesmo roteiro é a família Vírtola Albuquerque. A professora aposentada, Tânia (59), seu marido Ricardo (59), que é artesão, e a filha do casal Raissa (21), são do Rio de Janeiro e também pretendem ficar na cidade por dois dias e, em seguida, vão para Caruaru.
“Como professora, o que mais chamou minha atenção é que os jovens também se envolvem, vimos uma quadrilha de jovens e outra da terceira idade e o envolvimento é o mesmo, o coração bate igual, isso é muito bacana’’, declara Tânia a respeito do pouco que já conseguiram acompanhar depois que chegaram na cidade.
Além disso, a família fez questão de ressaltar a segurança no ambiente da festa. “A gente que é do Rio de Janeiro tem medo de tudo. Ficamos hospedados numa casa e a pessoa deixou a casa toda montada para nós. Estamos impressionados com a receptividade,” expressou. Os turistas já tem programação marcada para fora do Parque do Povo. Como admiradores da arte, pretendem conhecer os museus da cidade e os acervos culturais.
O engenheiro Valber Perrut (42) e sua esposa Alana Mendonça (32), que também é engenheira, também são do Rio de Janeiro. Diferente dos demais, o casal veio para passar mais tempo, chegaram no dia 26 de Maio e só vão voltar para casa um mês depois, no dia 26 de junho. Além de curtir o São João, eles também aproveitaram para conhecer algumas cidades do nordeste, mas já estão de volta, aproveitando a maioria das atrações, em Campina Grande. Já foram à Vila Junina, Sítio São João e também nos principais pontos gastronômicos para degustar da culinária regional.
Embora a viagem já esteja terminando, o casal afirma que ainda há muita coisa para se fazer pela cidade e mantêm o dia sempre cheio de programações. Uma das coisas que o engenheiro mais tem feito depois que chegou na cidade, é caminhar no açude velho, local que ele diz gostar muito.
O Maior São João do Mundo ainda está na metade, e até o final a expectativa é de que muitos outros turistas, tanto de outros estados, quanto de cidades mais próximas, passem por aqui. Uma das noites que promete um grande público turístico, é a noite do dia 23 de junho, onde se apresentará Elba Ramalho, que é a grande homenageada do evento.