Em Areial, vila temática resgata as tradições históricas e culturais do município.
A Vila Ariús, em Areial-PB, trouxe, além do nome antigo da cidade, lembranças do passado, para moradores mais jovens e visitantes conhecerem um pouco da sua História e os mais velhos recordarem como era a cidade no período junino. As ideias foram montadas pela equipe do Departamento de Cultura, Secretaria de Educação, Administração e Obras, e artistas do município, com o apoio da prefeitura.
Ao entrar no espaço, é possível se deparar com réplicas de antigas casas, com o cenário acompanhado de objetos como telefone, enxovais e móveis antigos; há a casa do milho, outra com obras de artistas do município, outra destacando o crochê – arte popular local, a primeira “bodega” e a palhoça em homenagem ao primeiro sanfoneiro da cidade.
No final da vila, existe uma difusora, que foi a primeira da localidade, usada para mandar recados apaixonados e com músicas; no seu interior, há uma exposição de discos de vinil que marcaram época. E uma capela, semelhante à primeira existente no município, onde as pessoas vão rezar e apreciar.
Para Elane Carla, que trabalhou na ideia e montagem, a vila é “riquíssima em detalhe, cultura, história e traz muita vivência para quem não conhecia muito da história da cidade, não tem trabalho que pague o olhar e apreciação da população, no final é muito gratificante ver o trabalho pronto”, comentou.
Durante os últimos finais de semana, aconteceram apresentações de trios de forró, grupos musicais da cidade e uma quadrilha matuta, da qual participaram pessoas de todas as idades, com o intuito de resgatar a identidade cultural local. Edson Nascimento, que esteve o tempo todo na construção do projeto, diz: “para nós, que estávamos na organização, a vila supriu nossas expectativas, deu certo, deu público e estamos muito felizes e realizados”.
A Vila Ariús transformou o tradicional São João da pequena cidade do interior da Paraíba em algo tradicional e histórico, trazendo as raízes do passado para o presente.