Em noite de São João, Elba Ramalho dita o tom da celebração da festa na gravação do seu DVD de 40 anos de carreira.
A paraibana foi atração principal da noite de domingo (23), no São João de Campina Grande. Com o título provisório do show para DVD de ‘Elba no Maior São João do Mundo’, a cantora apresentou nos palco sucessos de seus 40 anos de estrada além de trazer grandes nomes da música brasileira como Zélia Duncan, Rogério Flausino, Toni Garrido e a estreante (mas com sucesso na internet) Agnes Nunes. A cidade escolhida para celebração de sua história foi Campina Grande, uma forma de agradecer a cidade que tanto lhe prestigiou e deu compasso a sua carreira. Além de Elba o palco principal, que leva seu nome como homenageada desta edição, contou com os shows do cantor Josemar Souto e Candeeiro Natural.
Pontualmente às 19h a cantora subiu ao palco para passagem de som e o público presente já em grande quantidade pôde ter uma palhinha do que viria pela frente. A paraibana aproveitou o momento para desabafar um pouco sobre o extravio, por parte da companhia aérea Azul, de seu equipamento que iria ser utilizado no show e a equipe da produção teve que conseguir emprestado. “Eles cobram passagem cara, mas não fazem o serviço direito”, relatou insatisfeita com os serviços prestados pela empresa de aviação a frustração de não ter o material que está acostumada a trabalhar. Durante mais de uma hora, a artista fez o ensaio com a participação dos artistas que viriam a se apresentar no show principal. No momento parecia já o show tendo em vista a frente do palco lotada com fãs acompanhando a passagem de som. Alguns dos artistas como Zélia Duncan e Rogério Flausino se surpreenderam e comentaram nunca terem visto uma passagem de som com tanta gente. Elba riu e comentou: “É só o ensaio, amigos”, disse para os artistas. E mesmo sendo ensaio, os fãs cantaram, dançaram e filmaram ou fotografaram o momento.
Após o ensaio, o show da noite deu início com o cantor Josemar Souto, a quem ficou encarregado de abrir a noite de apresentações demonstrou seu carinho e admiração pela paraibana: “É um momento histórico e está sendo fantástico poder abrir o show para minha amiga querida, eu sempre fui fã de Elba, e estou muito feliz por isso”, enfatizou.
Após o término do show do cantor foi a vez da rainha da noite, enfim, subir ao palco. Para a gravação do DVD, Elba convidou alguns amigos e artistas do cenário musical. As apresentações dos artistas não estavam previstas na programação oficial do São João, porém a cantora fez questão de convidá-los para fazer parte de seu show. “Trouxe comigo meus amigos queridos para gravarem junto de mim meu DVD e realizar o sonho de todos eles que era vim em Campina Grande. Queria ter trazido também meu amigo Zeca Pagodinho, mas infelizmente ele não pôde vir”, falou a cantora.
Elba Ramalho evidenciou através de suas canções que é uma “paraibana arretada” e todo o público presente curtiu o show ovacionando a artista campinense cantando junto com ela seus principais sucessos. “Meu anjo querubim” foi com essa música que a Paraibana levou o público ao delírio. Com um pout-pourri dos sucessos “Riacho do Navio” e “São João na Roça”, a cantora transformou o quartel general do forró em um grande quadrilhão.
Os convidados para participar do show mostraram-se bastante felizes e relataram o que fazer parte deste momento na vida da cantora, “Antes de mais nada eu vim atendendo um chamado da Elba, mas ao chegar nessa cidade, foi amor à primeira vista”. brinca a vocalista e amiga Zélia Duncan. O cantor e líder da banda Jota Quest, Rogério Flausino, falou da recepção que a cidade proporcionou para ele,”Eu sou do pop rock mas esse público forrozeiro é sensacional”, enfatizou o cantor.
Destaque para Agnes Nunes, 17, nasceu em Feira de Santana na Bahia, mas seu coração é Paraibano. Atualmente mora em Campina Grande, com quase 2 milhões de seguidores no Instagram, a jovem vem fazendo o maior sucesso na internet com a sua voz. Agnes, que sempre admirou Elba, afirma que ficou muito feliz e lisonjeada com o convite para fazer parte da gravação do seu DVD. As músicas cantadas pela jovem foram “Chão de Giz” e “Espumas ao Vento”.
Em entrevista, a cantora afirma que ainda não está acostumada com tudo que vem acontecendo em sua vida. “Ainda sou muito nova, estudo e estou terminando o terceiro ano do ensino médio, sou adolescente e como todo adolescente gosto de sair com os amigos, mas agora como estou tendo um alcance maior não consigo sair com tanta frequência”, brinca a adolescente. Sobre o futuro, Agnes Nunes revela que pretende se profissionalizar.
A ideia da gravação do DVD de Elba surgiu assim que houve a confirmação de sua apresentação no São João de Campina Grande. Elba afirma que todo o processo foi rápido, mas que tudo foi planejado com muito amor. A cantora aproveitou a ocasião para falar sobre a diversidade que as festas juninas vem ganhando e pede que Campina também se adeque a essas mudanças. “Eu queria que o São João Campinense tivesse essa diversidade de sair do forró e ir para outros segmentos da música Brasileira que é tão rica”, relatou a vocalista. Em julho, Elba embarca para os Estados Unidos para participar, em Nova York ,no Lincoln Center, da “Noite do Forró”.
A noite de 23 de junho celebrou não só o dia de São João mas também coroou a carreira de umas das artistas paraibanas mais consagradas do cenário musical brasileiro.