Neste sábado (29), foi realizado o penúltimo programa do Momento Junino, na Pirâmide do Parque do Povo. As atrações Sirano e Sirino, Adriano & Larissa e Kabra Bom de Xote, subiram ao palco para realização de show no evento, animando a tarde chuvosa no Parque do Povo.
O programa acontece, tradicionalmente, na época do Maior São João do Mundo e é realizado pela TV Borborema, emissora do sistema Opinião. Sendo considerado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba, conta com a apresentação dos jornalistas Cléber Oliveira e Kalilka Vólia, trazendo ao público muita cultura e personalidades do forró. Neste ano, o Momento Junino comemora seus vinte anos e a grande novidade foi trazer um cenário todo voltado em homenagem a Jackson do Pandeiro, ressaltando também, uma grande réplica do cassino ElDorado, um dos importantes palcos por onde Jackson passou aqui na cidade.
Cléber Oliveira relata que esse ano é um ano especial para quem faz forró, pois se comemora o centenário do rei do ritmo, e o Momento Junino não podia fazer diferente. Além disso, vale-se ressaltar que o programa, nesta edição, recebeu o reconhecimento da assembléia legislativa do estado, como líder de audiência. “Quero lembrar a passagem de Waldonys, em uma das últimas edições do Momento Junino, alguns anos atrás, ele sempre refletia falando que, para o artista, cantar e dançar no Momento Junino é a mesma sensação que tem um jogador de futebol tem, ao entrar em campo vestindo a camisa da seleção brasileira, então assim é para os artistas e todos.” Afirmou Cléber.
A abertura do programa foi realizada pela dupla Sirano e Sirino, com muito arrasta-pé, despertando o lado forrozeiro das pessoas presentes. O cantor Sirano, afirmou que é um motivo de alegria participar desse evento típico nordestino, que acontece todos os anos na cidade. “Fazer parte disso tudo é maravilhoso, poder tomar café, tirar foto e cantar a nossa música para Campina Grande e vários outros lugares”, relatou Sirano.
Faziam parte do público, marcando presença na Pirâmide do Parque do Povo, neste sábado, a quadrilha Jeito Nordestino, da cidade de Puxinanã, a Nova Esperança, quadrilha da terceira idade, da cidade de Montadas. Além da Escolinha de Futebol masculina e feminina Padre Dehon, do Pavilhão do Bairro José Pinheiro, o Clube das Mães do bairro Nova Brasília, o clube das mães Mulheres em Ação, do Bairro do Cruzeiro e projeto de extensão Jovem Imprensa, da cidade de Montadas.
Quadrilha da terceira idade exala animação marcando presença no penúltimo dia do Momento Junino
A quadrilha da terceira idade Nova Esperança, foi destaque no evento. Ela faz parte do Serviço de Convivência, da cidade de Montadas e contém, atualmente, 36 pares de idosos dançando. As apresentações do grupo são estilizadas, realizadas com todos os integrantes caracterizados. Apesar do grupo conter mais mulheres que homens, o forró a dois não é deixado de lado, as mulheres fazem duplas e dançam tradicionalmente. A alegria entre eles é garantida, durante o São João de 2019 realizaram apresentações locais e na cidade de Esperança.
Segundo Romero Martins, Secretário de Assistência Social do Município de Montadas, a iniciativa da criação do grupo se deu devido às comemorações de datas especiais, e todos os participantes abraçaram a causa. A quadrilha já se apresenta a três anos e é o seu segundo ano presente no Momento Junino.
Maria de Fátima completa 70 anos próxima semana e está se apresentando com a quadrilha pela segunda vez. Segundo ela, a vergonha a impedia de participar do grupo, mas depois de se entrosar com a terceira idade, a vontade de fazer parte falou mais alto. “Todo mundo se diverte, todos somos amigos e temos uma ligação muito forte”, afirmou Fátima.
Já Teresinha Jorge, de 62 anos, entrou para a quadrilha a três anos a convite de amigas e afirma que a dança representa para ela muita paz, alegria e felicidade. “Enquanto eu puder continuar eu ‘tô’ dançando, continuarei firme e forte”, revelou Teresinha.