A estrutura do Quartel General do Forró conta com três palcos, sendo o principal para os shows de grande repercussão, outro na Pirâmide e um terceiro para apresentações culturais, na parte de baixo da área do Parque do Povo. Desde a edição do ano passado, o palco cultural (assim nomeado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande) apresenta atrações nos sete dias da semana, movimentando os turistas presentes e evidenciando a cultura nordestina.
Paulo Batera, que está pelo terceiro ano à frente do palco, como coordenador, comenta que a procura dos artistas para se apresentarem é muito grande: “As bandas que se apresentaram aqui nos anos anteriores, que quiseram retornar este ano, deixaram os nomes conosco e fizemos uma triagem. O principal pré-requisito foi que esses artistas selecionassem bem as músicas e que os shows tivessem uma visibilidade grande pr’o forró, que é a tradição da festa”, enfatiza.
O coordenador também explica que, durante a semana, os shows no palco terminam por volta de meia noite, já no final de semana se estendem até as três horas da manhã. “De acordo com a hora que os shows do palco principal terminam encerramos também aqui; foi um acordo que fizemos, encerrar tudo ao mesmo momento, aqui, nas ilhas, no principal”, comenta o dirigente. A equipe que está à frente do palco cultural é composta pelo Paulo Batera (coordenador) e mais três auxiliares, que se dividem entre as ilhas de forró durante os 31 dias de festejo.
Destaque da noite no palco
Na noite deste sábado (29), quatro bandas subiram ao palco cultural: “As Princesinhas do Arrocha”, “Gaviões da Paraíba”, “Zinho e Forró Penerado” e encerrando as apresentações da noite a “Banda lana Castro e Forró Exclusivo”.
O grande realce da noite foi a apresentação das “Princesinhas do Arrocha”, Ana Beatriz (13) e Ellen Bianca (11); são irmãs e moram em Campina Grande com os pais e um irmão menor de 4 anos. Desde novinhas, elas cantam juntas, adoram música sertaneja e informam que o que as levou pro mundo musical foi a igreja.
Desde pequenas, as irmãs cantam juntas, mas o que impulsionou a carreira das cantoras foi a aparição no programa de Eliana, no SBT, no dia 09/06/2019. “Desde que a gente se apresentou em Eliana, as pessoas estão entrando em contato conosco pra gente fazer participações em shows com mais frequência e isso nos deixa muito feliz” comentou a cantora Ana Beatriz. As irmãs se inspiram na dupla de cantoras, também irmãs, Simone e Simaria.
Frederico Martins, produtor das irmãs, informa que, nesse período junino, este foi o único show que as jovens cantoras fizeram, pois elas estão se preparando para a gravação do primeiro CD, e já possuem oito músicas autorais.