Encerrado o Melhor São João do Agreste 2019, em Aroeiras, na Paraíba

Campina Grande, 30 de junho de 2019  ·  Escrito por Willy Araújo  ·  Editado por Edson Tavares  ·  Fotos de Willy Araújo

Os festejos juninos em Aroeiras, na Paraíba, já é uma tradição. Com o título de Melhor São João do Agreste, a edição 2019 contou com apresentações culturais e shows de bandas. Foram oito dias, tendo seu início no dia 22 e o término ontem, dia 29. O local onde ocorreu a maior parte do evento foi no Galpão do Forró/Galpão da Feira Livre.

Na grade de programação, foram diversas as atrações: Filipe Santos, Bruno Fagundes, Alisson Levado, Ferro na Boneca, Nathan Vinícius, Messinho Atualizado, Louro Santos, Cipó de Boi e Mikaelly Estrelinha do Forró. Além disso, houve festa no distrito de Pedro Velho, com as bandas Jeito Nordestino e Saia Justa.

A novidade deste ano foi o festival de quadrilhas. (Imagem: Reprodução/Prefeitura de Aroeiras)

Segundo a secretária de cultura, esportes e turismo, Andria Andrade, a importância dos festejos é manter a tradição da cultura regional, que é forte no município. “Falando economicamente, a festa faz com que o dinheiro gire dentro da cidade, que o comércio seja movimentado, e que a cultura seja valorizada, por exemplo, as comidas típicas, as danças, as bandas de pífanos e os artistas da terra”, disse.

Filipe Santos

(Imagem: Reprodução/ Instagram de Filipe Santos)

Assim como em 2018, o cantor mais uma vez se apresentou no Melhor do Agreste edição 2019. Seu repertório é diversificado: desde a música eletrônica ao forró autêntico. Segundo ele, o show mistura de tudo o que a maioria das pessoas está curtindo.

No mês de junho foram cerca de vinte shows. “Não existe cansaço. Quando você faz o que ama, não consegue se sentir cansado. Uma hora você pega o esgotamento físico, mas minha cabeça está focada em levar sempre o melhor show e o melhor repertório para as pessoas”, disse.

A banda é formada por uma equipe de vinte pessoas. “Graças a Deus, estamos obtendo bons resultados. Por onde passamos somos bem aceitos e isso tem sido gratificante.”

Filipe começou a sua carreira na música aos 14 anos de idade. “Não comecei com o intuito de fazer história, como se isso fosse a minha profissão pelo resto da minha vida. Comecei como diversão e hobby. Eu não gostava de forró. Mas meu pai e meu avô ouviam muito. E aquilo foi entrando na minha cabeça. Acabei tomando gosto. No meu aniversário, pedi a meu pai uma sanfona de presente”, contou. “Não posso ser omisso com minha família, pois eles me deram muito apoio”.

Louro Santos

(Imagem: Reprodução/ Instagram de Louro Santos)

A sua participação nos festejos juninos da cidade não foi a primeira vez. Em meados de 2010, o cantor, no auge da carreira, juntamente com seu filho Victor Santos, se apresentaram aqui. Hoje, Victor segue carreira solo.

O repertório contou tanto com músicas de sua carreira quanto canções que estão no gosto do público. “Retrato”, “Amigo, “Pense em mim”, “Virou minha cabeça” e “Bebe e vem me procurar”, foram algumas das canções cantadas. “É uma geração nova, que está aprendendo a gostar das músicas do Louro Santos. Os mais velhos vêm recordar. Que bom que a galera curtiu e dançou muito. Fico muito feliz com isso”, contou.

A carreira profissional do cantor se iniciou há trinta anos. Começou tocando em garagem, em seguida passou a cantar em bandas de baile e de forró. O auge da carreira musical foi a partir das músicas “Na hora H” e “Ana”.

Álbum de fotos

Forró do Candeeiro

No palco, o cantor Nathan Vinicius, no forró do turista. (Imagem: Reprodução/Prefeitura de Aroeiras)

Ilha de forró: dos trios de forró às bandas de pífano. (Imagem: Reprodução/Prefeitura de Aroeiras)

Véspera de São Pedro: show com Louro Santos.

Show com Filipe Santos: do forró estilizado ao autêntico.

Festival de quadrilhas: apresentação da Recriarte (Casinhas-PE). A Campeã foi a Junina Tá Pegando Fogo! (Aroeiras-PB).

Artista da terra: Mikaelly Estrelinha do Forró. Ano passado ela participou do Programa da Eliana, no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Animação garantida no show de Filipe.

Festival de Violeiros.

Forró da Paróquia: no trio, show com Messinho Atualizado. O evento ocorreu em frente à Igreja Matriz/Nova.

Estudandrilha: apresentações culturais de escolas municipais.

Comentários