Sorriso: a barraca que trocou a decoração tradicional por artigos feitos com material reciclado

Campina Grande, 4 de julho de 2019  ·  Escrito por Leilla Essi  ·  Editado por Aluska Teberge  ·  Fotos de Ubiratan Augusto

Barraca do Sorriso, localizada há mais de 20 anos no Parque do Povo.

Forró, alegria e comida boa são a base de diversos estabelecimentos no Parque do Povo, mas um em especial tem chamado a atenção dos visitantes do local: a Barraca da Sorriso. Há mais de vinte anos nas dependências do Quartel General do Forró, a barraca da Sorriso atrai o público com sua simpatia e decoração que foge das tradicionais bandeirinhas e cortinas de xita. São estátuas, quadros e bustos de símbolos nordestinos que atraem os turistas para registrar seus belíssimos momentos no local.

Risonalda Pereira da Silva, 47, ou Sorriso, como é popularmente conhecida, é simpática apesar de ter um riso tímido. Ao mostrar as decorações na parede, se solta e mostra uma por uma com grande afeição. ”Aqui tem Lampião, Maria bonita, Os 3 do Nordeste, e aqui o quadro”, contou. Quadro esse que tem uma imagem representativa do Sertão Nordestino.

Estátuas artesanais dos “3 do Nordeste” confeccionadas com material reciclado.

As estátuas além de possuírem um tamanho avantajado, foram compradas pela proprietária da Barraca com o intuito de valorizar o trabalho artesanal e a preservação do meio ambiente, pois são feitas de material reciclado, com base no jornal e papelão. “A gente viu essas peças no Salão de Artesanato, e quando a gente viu que era de material reciclado, já  pensamos logo nelas como decoração da barraca”, pontuou Edmilson Martins, um dos colaboradores da barraca.

Em 2018, um incêndio acometeu algumas barracas do Parque do Povo, e a da Sorriso foi uma das prejudicadas. Edmilson conta com orgulho que a decoração é o xodó de quem trabalha no local e felizmente não foi queimada, pois, era um ano de Copa do Mundo e as decorações tradicionais foram trocadas pelas bandeirinhas e bolas verdes e amarelas. “Ano passado a gente teve que trocar as peças aqui, graças a Deus o que pegou fogo foi aquelas bandeiras,sabe. Nossos bonecos continuaram aqui”, afirmou apontando para a imagem que representa o trio de forró ‘Os 3 do Nordeste, ícones nordestinos.

Bustos de Lampião e Maria Bonita, confeccionados com material reciclado.

Ao serem questionados se mudariam as decorações das imagens representativas do São João, com muita ênfase na voz, veio um sonoro “não” em coro dos colaboradores e da proprietária. As imagens são a marca registrada da barraca e eles tem um prazer imenso em parar seu trabalho para tirar as fotos de quem passa por lá, com um grande sorriso, que é a identidade desse irreverente ambiente.

Comentários