O último arraial da Itararé do ano de 2019 foi transmitido ao vivo com a participação de Sandra Belê, Jurimar Dias, Ramon Schnayder, Biliu de Campina, Forró Gente Boa e Heloysa do Pandeiro neste sábado (6), data em que também ocorre o penúltimo dia do Maior São João do Mundo de Campina Grande. O evento aconteceu às 15h, no Garden Hotel.
A abertura foi marcada pela voz da cantora e apresentadora do arraial Sandra Belê. Com muita personalidade da cultura nordestina e vestimentas a caráter, a coreografia de coco do grupo de dança Acauã da Serra também fez parte da programação. Logo após, no palco 2, a cantora Heloysa do Pandeiro marcou presença mostrando pelo segundo ano de participação no arraial um pouco da sua música.
De acordo com o produtor Hermano Júnior, neste último dia de programa o trabalho foi dobrado. “Mais ou menos de 13h30 a produção chega por aqui para deixar tudo organizado, com cantores, apresentadores e todos os outros que fazem parte da organização do nosso arraial”, explicou. Ele também destacou as mudanças que houveram neste ano. “Nesse último programa tivemos desde o forró mais tradicional, como o forró mais estilizado, este ano o arraial está mais eclético, como também tivemos a homenagem ao nosso grande Jackson do Pandeiro”, completou.
O cantor Biliu de Campina, que participa do arraial desde a fundação do programa, reconhece a competência da organização e admite não resistir ao convite que recebe todos os anos. “O arraial da Itararé é um referencial do forró e da cultura. Esse clima que transmite é muito bom e eu sempre participo todos os anos, pois essa época do Maior São João do Mundo é muito bem representada por esse programa, como esse cenário maravilhoso de Jackson,” declarou enquanto dançava.
Vale lembrar que o Arraial da Itararé deste ano foi marcado pelo cenário construído a partir de um edital para estudantes do curso de arquitetura e urbanismo e pós graduação em design de interiores da Unifacisa, tendo como vencedora a estudante Lizandra Vasconcelos. Ela produziu a estrutura do centenário de Jackson do Pandeiro, um grande marco na música de Campina Grande.
O diretor Saulo Queiroz conta um pouco sobre as novidades da programação e o que foi preparado para o último dia. “Hoje estamos encerrando o arraial trazendo inclusive um representante da música paraibana do sertão, que é Jurimar Dias, compositor de várias músicas de novela que muita gente não conhece. Estamos trazendo para valorizar os cantores da nossa terra que são muito bons e também os aspectos da composição que fica nos bastidores, além de artistas de vertentes diferentes, para agradar todo o público”, finaliza.
O evento terminou com um ambiente todo valorizado pela cultura nordestina, além de muita música com artistas locais, forró voltado para a dança pé de serra, e apresentação de Sandra Belê e Jerimum e Xique-Xique e, claro, uma estrutura em homenagem a Jackson do Pandeiro.