Luan Estilizado, Capilé, Banda Palov e Ramon Schnayder foram as grandes atrações do programa.
Em sua 20ª edição, o programa Momento Junino fez o seu encerramento neste sábado (06), véspera do fim das festividades d’O Maior São João do Mundo, com forró de Campina Grande: Luan Estilizado, Capilé, Banda Palov e Ramon Schnayder. A apresentadora Kalilka Voila ressaltou a importância de “finalizar só com gente de Campina”, para valorizar o que tem de melhor na Rainha da Borborema.
A atração mais esperada do evento foi Luan Estilizado (27), que começou sua vida com a música desde muito cedo, com 9 anos, acompanhando o seu pai Amazan. O “Mago Véi”, como ele se denomina em suas apresentações, admite que já pensou em desistir da carreira solo e trabalhar apenas como sanfoneiro da banda de seu pai, mas com o apoio dele, não desistiu. Ele que chegou à final do programa Super Star da Rede Globo, em 2014, sente-se muito feliz e satisfeito em retornar a cantar e tocar “em casa”: “Jamais imaginei que Campina ia me abraçar desse jeito, tanto que amo minha cidade e não vou deixá-la nunca”.
Capilé, outro campinense, tem uma grande história com o forró, porque viu o evento crescer. Ele foi o primeiro artista a tocar no Maior São João do Mundo, cantou em cima de caminhão, inaugurou a pirâmide do Parque do Povo, e, em 1985, criou a música tema do São João de Campina Grande – “Campina Grande, capital mundial do forró”. Capilé, por 10 anos abriu e encerrou as festividades da cidade, e hoje se sente satisfeito por ter um pouco dele em cada local: “Fico super feliz em ver a dimensão que o São João tomou e poder agradecer a Deus pela minha carreira ter essa sinergia com o Maior São João do Mundo”.
A Banda Palov não estava na ativa há algum tempo e aproveitou o Maior São João do Mundo para voltar com tudo. Palov abriu o Momento Junino com um repertório das antigas, preservando o estilo musical inicial da banda. Andreza e Chinês, os vocalistas, revelaram: “É gratificante demais, e todos ficamos muito felizes, em participar deste último Momento Junino. Esta também, é uma realização para muitas bandas”. Como campinense, a vocalista Andreza afirmou: “Palov merece, por ser da casa, estar hoje aqui e participar do Maior São João do Mundo”.
Por fim, Ramon Schnayder, o artista que fez “rolar lindo” –
expressão usada pelo cantor – e os forrozeiros dançarem muito. Ele, que também é de Campina Grande, e dava voz à extinta Ala Ursa, conseguiu agregar uma mistura de arrocha, sertanejo universitário e forró em sua carreira solo. Quando questionado sobre essa mescla de ritmos, o cantor contou, com sua simpatia e alegria: “Essa fusão de ritmos faz parte desse nosso entendimento de levar alegria para a galera”. As raízes do axé e do forró fizeram-se presentes no palco em todos os shows de Shnayder, este ano, e, para o cantor, “cantar em casa” não tem preço. “Eu costumo dizer que fazemos shows em Miami, Hollywood, San Diego, Flórida e Califórnia. Rodamos algumas partes do Brasil, isso é muito bom, mas não se compara tocar em casa, ser recebido com esse carinho”, afirmou o vocalista.
Os artistas demonstraram em suas músicas, em todos os ritmos, o seu amor por Campina Grande e pelo forró raiz. Conseguiram tocar os corações de cada um dos forrozeiros presentes neste finalzinho do São João, e, sem dúvidas, conseguiram aproveitar e “forrozar” bastante, com a variedade dos repertórios musicais.