São Pedro fora de época de Assunção atrai mais de 20 mil

Campina Grande, 8 de julho de 2019  ·  Escrito por Ivanilza Araújo  ·  Editado por Fernando Firmino  ·  Fotos de Ivanilza Araújo

Festa junina de Assunção, na Paraíba, atrai visitantes de toda a região e turistas. Foto: Ivanilza Araújo

Junho acabou, mas o clima de festas continuou. Aproveitando o clima junino que prevalece no estado, é durante o mês de Julho que a cidade de Assunção (localizada a cerca de 200km da capital paraibana) se destaca com sua tradicional festa de São Pedro fora de época. Em sua 31ª edição, esse ano a festa aconteceu entre os dias 4 e 7 de Julho e trouxe grandes atrações ao palco, como Brasas do Forró, Kátia Cilene (ex Mastruz com Leite), Walkyria Santos (Ex Magníficos), Beth Nascimento (também ex Mastruz com Leite), além dos sanfoneiros Fabiano Guimarães e Filipe Santos, artistas locais e apresentação de quadrilhas juninas locais e de cidades vizinhas.

Toda a cidade se prepara para o evento durante o mês de Junho, onde a rua principal é ornamentada com as tradicionais bandeirolas e, aos fins de semana, acontece o forró tradicional na palhoça Ilha do Forró. Além da ornamentação usual, esse ano a cidade também contou com pinturas formando uma rua cenográfica de prédios históricos de Assunção, tais como o antigo mercado central, bares e estabelecimentos que já foram famosos, entre outros. Por resguardar imenso valor sentimental não só para ele mesmo como para os moradores da cidade, o artista local conhecido como Didi Pintor, teve a ideia de resgatar essa lembrança, se juntando com o pintor Alberto, para complementar a ornamentação do São João.

A festa que marca o encerramento das festividades juninas na cidade costuma trazer nomes conhecidos do forró no palco, por onde já passaram artistas como Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, Saia Rodadaem anos anteriores.

A primeira noite do evento, na quinta-feira, foi dedicada à apresentação de quadrilhas juninas. Na noite de sexta-feira o sanfoneiro Fabiano Guimarães abriu a festa oficialmente. A noite também teve queima de fogos durante o show da banda Forró D2, mas Brasas do Forró foi a atração principal que encerrou a primeira noite.

Todas as noites atraia uma multidão para acompanhar as atrações musicais. Foto: Ivanilza Araújo

O forró de palhoça seguiu no sábado à noite na Ilha do Forró, antes dos grandes shows. Mais tarde no palco, foi o dia da banda local Show dos 3 abrir a noite e Walkyria Santos e Katia Cilene que abrilhantaram a noite, com o  público cantando os sucessos das cantoras. 

O encerramento no domingo, como de costume, começou com o forró dos turistas à tarde. A banda Quarteto Universitário que abriu o show à noite, seguido pelo sanfoneiro Filipe Santos e logo depois Bete Nascimento, que encerrou a festa com vários sucessos da banda Mastruz com Leite.

O secretário de Cultura, Washington Guedes, comenta que já era esperado o grande público (que contou com cerca de 20 mil pessoas só na segunda noite, segundo informações da organização do evento). Além das mudanças de tamanho e local da palhoça, a festa esse ano contou com muito mais forró e valorização de artistas locais, segundo o secretário.

Tradicionalmente conhecido como o maior da região, o São Pedro de Assunção costuma atrair os amantes do forró de vários lugares, alavancando o turismo e as vendas de comerciantes tanto da cidade como aqueles que vem de fora. 

Comentários