Na terra do Maior São João do Mundo, as melodias ritmadas do forró invadem as casas dos campinenses nos 365 dias do ano. As ondas sonoras levam o toque da zabumba, do triângulo e da sanfona até à residência do ouvinte, fazendo ele dançar um pé de serra independente do lugar. Sintonizando na frequência 87.9 da rádio Lagar FM, podemos ouvir o programa “Xega Junto”, que alia a informação com entretenimento para falar sobre a cultura nordestina.
A jornalista e idealizadora do projeto, Ediva Costa, contou que seu objetivo é “levar ao web telespectador e ouvinte, informações atualizadas do que está acontecendo no mundo e na região. E, principalmente, resgatar a cultura da cidade”. Por meio de transmissões ao vivo o ouvinte fica por dentro dos temas mais atuais e dos eventos que estão acontecendo em Campina Grande.
Para dar o pontapé inicial e começar os planejamentos, Ediva convidou a estudante de jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba, Inaldete Almeida, que já tem experiência com programas de rádio, para fazer parte desse sonho. Juntas, as duas fazem o programa acontecer, com produção de Inaldete e apresentação de Ediva nos estúdios da Rádio Lagar FM. Inaldete mencionou sua satisfação com o sucesso que o programa está fazendo. “Estamos confiantes, pois onde apresentamos o projeto as pessoas têm uma ótima receptividade”, disse a produtora.
O programa vai ao ar nas segundas-feiras e nos sábados, pelas ondas do rádio e também nas redes sociais, através de lives. Trazendo artistas regionais, como Os três do Nordeste e Fabiano Guimarães, além de profissionais de diversas áreas para debater sobre temas relevantes para a sociedade, o programa é uma grande contribuição para a povo nordestino e para a cultura popular.
Agora surge um novo desafio, que será um grande passo para o programa. A partir deste mês de outubro o “Xega Junto” estará na programação da TV Nordestina, canal que faz parte de uma TV por assinatura que opera na cidade. Para Inaldete, essa nova etapa é muito significativa. “É uma grande emoção participar desse momento, que marca a história da comunicação em Campina Grande e na Paraíba. É uma nova era e estar vivenciando isso é sensacional”, expressou.
Por fim, Ediva comentou sobre a importância de manter a cultura viva durante todo o ano. “Levar o artista campinense e evidenciar seu trabalho no programa traz um sentimento de realização, por poder mostrar que durante todo o ano o Nordeste se move com a animação do forró, não só no período junino. A cultura deve ter um espaço para se mostrar, pois assim, ela fica conhecida e se mantém viva. Se não é mostrada e valorizada, se apaga e as novas gerações perdem o inusitado entusiasmo que só a cultura consegue ter”, declarou a apresentadora do programa.