Documentário “No Lume da Fogueira” mostra a tradicionalidade do São João na roça

Campina Grande, 3 de julho de 2020

Texto: Inaldete Almeida

Fotos: Arquivo do documentário

Equipe de produção na gravação do documentário.

A série de documentários ¨São João – Digitais do Povo Nordestino”, lançada em comemoração aos 15 anos do projeto Repórter Junino, exibe nesta sexta-feira (3), a produção “No Lume da Fogueira”, que tem  direção da estudante de jornalismo Inaldete Almeida.

A equipe de alunos responsáveis pela produção, se deslocou à cidade de Serra Redonda,  cerca de 22 km de distância de Campina Grande, terra do Maior São João do Mundo. Equipamentos prontos, roteiro na mão e lá foram eles sob a neblina de uma manhã fria de inverno, em busca da tradicional festa de São João, longe do luxo e do glamour das grandes produções juninas. No entanto, apesar de todas as anotações impressas no papel, as emoções que estavam por vir jamais poderiam ser roteirizadas.

Local preparado para a festa.

Depois de chegar à cidade, uma pequena estrada de terra batida os conduziu ao Sítio Isidoro, onde fica localizada a Comunidade “Casa de Maria”. As bandeirolas dançando ao vento fizeram o papel de anfitriãs, recepcionando a todos, que de imediato se encantaram com o clima contagiante das tradições juninas. 

A colheita do milho, a montagem da fogueira, o preparo das comidas típicas, tudo foi feito em um clima de devoção e fé. Mas, não é que a chuva também queria participar da festa? Foi então que a antiga “simpatia para Santa Clara” apareceu. Era costume as moças fazerem vestidinhos de papel, ou até mesmo de folhas de plantas, para oferecer à Santa Clara, com o intuito de clarear o céu e fazer com que a chuva não atrapalhe o arrasta pé da noite, afinal era uma ótima oportunidade para conseguir um namorado. Na ocasião, esse ritual foi realizado por duas crianças em meio à mata, uma cena tão singela que emocionou a equipe. 

Montagem da fogueira.

“No Lume da Fogueira” retrata essas e outras tradições que permanecem vivas e são repassadas às crianças, que têm o privilégio de vivenciar o São João na roça, sem esquecer o lado religioso da festa, através das rezas sob fagulhas e labaredas.

Os documentários “No Lume da Fogueira” e “São João de Adon: Museu Vivo do Nordeste” estão disponíveis no canal do YouTube e nas redes sociais do Repórter Junino. Ao longo das próximas duas semanas serão disponibilizados os outros três documentários da série.

Ficha técnica do “No Lume da Fogueira”

Direção: Inaldete Almeida

Produção: Sarah Cristinne Firmino 

Direção de Fotografia: Rayane Brito

Som direto: Rafael Avelino

Edição e finalização: Gabriel Heitor Alves

Orientação: Kleyton Canuto. 

AGRADECIMENTOS

Yandson Lira

Cleide Cruz

Clara Madruga.

Comentários