O trabalho e a tradição das emissoras de Rádio de Campina Grande no Maior São João do Mundo

Campina Grande, 28 de junho de 2022

Ivana Isidro
Repórter

Ivana Isidro
Fotos

Fernando Firmino
edição

barracas das rádios Panorâmica e Campina FM no quartel general do forró

Depois de dois anos sem a tradicional festa de São João no Parque do Povo, em Campina Grande, os forrozeiros e profissionais da comunicação estão retornando com alegria ao quartel general do forró. Aos amantes do rádio, o veículo de comunicação se faz presente durante os 31 dias de São João, proporcionando momentos de interação entre os visitantes e profissionais que ali estão. Cada emissora de rádio, com sua particularidade, comunica através das ondas do rádio o sentimento dos forrozeiros em celebrar novamente o São João.

As rádios Correio (98.1), Caturité (104.1), Campina FM (93.1) e Panorâmica (97.3) se fazem presentes durante os festejos juninos, comunicando e transmitindo a energia das pessoas diretamente do Parque do Povo. Assim como muitos profissionais, o jornalista e radialista Basílio Neto, da Correio FM, celebra o retorno e a emoção de está novamente na cobertura do Maior São João do Mundo: “É uma emoção muito grande, eu particularmente [atuo] há quase dez anos, mas os nossos colegas todos anos diariamente levam as emoções do Maior São João do Mundo para quem tá em casa, de repente pessoas que não vem ao Parque do Povo, a gente tem essa missão de levar o Parque do Povo a elas”, comentou.

Com lugares atrativos para todo tipo de forrozeiro, as rádios se diferenciam na cobertura das atrações que passam pelo palco principal e pelas palhoças. Através do auxílio dos smartphones, os profissionais gravam flashes que entram durante a programação com entrevistas de pessoas que visitam as rádios. Para alguns profissionais, a experiência de trabalhar no Parque do Povo é duplamente festejada.

Decoração regional na barraca da Campina FM

A estudante de jornalismo Daniella Régis compartilha a alegria de vivenciar pela primeira vez o trabalho pela Campina FM no quartel general do forró: “Tem sido uma experiência ímpar, até então até 2019 antes da pandemia, visitava a barraca da Campina FM como ouvinte, eu vinha conversar com o pessoal, vinha visitá-los como uma mera fã da rádio e dos locutores e 2022 veio com essa surpresa, de entrar como estagiária em uma das rádios que eu sempre admirei”, disse ela.

As produções de conteúdo se diferem de rádio para rádio, algumas têm equipes móveis que ficam circulando nos ambientes como, por exemplo, os restaurantes e palhoças entrevistando os visitantes. A rádio Caturité atua também para além do Parque do Povo, realizando entrevistas em lugares como a Vila Sítio São João, trazendo a visão dos turistas e da população como um todo. As redes sociais também auxiliam os profissionais nesse trabalho, estreitando o laço entre os jornalistas e os ouvintes.

Com alguns dias de São João e muito forró pela frente, os profissionais compartilham as expectativas para vivenciar esses próximos dias na cobertura do Maior São João do Mundo: “As expectativas na verdade sempre são as melhores né, estamos muito felizes com essa retomada, muito felizes até o momento com tudo que está acontecendo, então assim que a gente possa ter um saldo positivo até porque São João não é só uma festa, ele movimenta toda uma economia, toda uma cadeia econômica”, afirma a jornalista Bruna Moraes.

Comentários