Repórter Junino promove IV Curso Intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem

Campina Grande, 3 de maio de 2023

O evento conta com oficinas, palestras e atividades práticas voltadas para o aperfeiçoamento dos estudantes.


Repórter: Matheus Farias


Gabriel Heitor apresentou na oficina seus trabalhos com audiovisual e deu dicas sobre equipamentos, postura nas gravações e macetes. Foto: Fernando Firmino

Produzir conteúdos audiovisuais sempre foi um desafio. Textos que se relacionem bem com as imagens e um planejamento eficiente são alguns critérios para se ter uma boa produção audiovisual. E como investir esse tipo de conteúdo que chame a atenção do público, imerso em tantos vídeos? Foi para trazer reflexões para esse e outros questionamentos que o projeto Repórter Junino do Curso de Jornalismo  da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deu início hoje (03/05) ao IV Curso Intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem. O evento ocorreu no Auditório da Central de Aulas Paulo Freire e reuniu vários professores e alunos de Jornalismo da Instituição.

A oficina que abriu o Curso foi ministrada pelo jornalista e produtor audiovisual Gabriel Heitor, que abordou o tema “Construindo Narrativas Audiovisuais’’. Segundo ele, o objetivo da oficina não é apenas falar técnicas de filmagem mas, sobretudo, ensinar aos participantes a contarem boas histórias: “Eu queria  trazer algo que contemplasse tanto a parte teórica do tema, pensando em processos de construção de narrativas, mas também que abordasse a parte prática e, principalmente,fosse pautada nas dúvidas das pessoas que estavam presentes. Acredito que essa meta  foi alcançada’’, destacou. 


Alunos de jornalismo inscritos para o Curso Intensivo recebem dicas de narrativas audiovisuais no auditório 3. Foto: Bianca Menezes

Estudantes e professores participam do evento

Estudantes de diversos períodos do Curso de Jornalismo da UEPB estiveram presentes no evento que foi aberto não apenas para membros da equipe do Repórter Junino mas também para não-membros do projeto. Uma das alunas presentes, Ingrid Ferreira, não faz parte da equipe do Repórter mas aprovou a ação: “Para quem está no começo do curso, assim como eu, ter acesso a essas técnicas e dicas que foram expostas por Gabriel Heitor é essencial para aprimorarmos nossas habilidades, e assim, realizarmos as produções ao longo do curso com uma maior qualidade”. 

Em sua fala Gabriel contou um pouco das suas vivências na produção de documentários trazendo várias dicas muito importantes para os graduandos em Jornalismo como conta Lavínia Farias que está no 3ª período e faz parte da equipe de Reportagem do Repórter Junino: “Essa oficina despertou em mim, a criatividade que, por muitas vezes me faltou na hora da preparação de uma entrevista, e agora com certeza me sinto ainda mais preparada para fazer a execução desses ensinamentos”. 


Gabriel Heitor interagiu com os participantes e provou um desafio para que a equipe produza videos a partir das dicas. Foto: Bianca Menezes

As dicas passadas por Gabriel também foram relevantes para os alunos da disciplina de Documentário que estão interessados em fazer produções desse tipo. A professora dessa disciplina, Cássia Lobão, falou da importância de momentos como esse: “Os alunos saíram muito satisfeitos justamente porque muitas coisas que foram ditas por Gabriel também foram tratadas na disciplina e muitos outros assuntos novos para eles foram abordados.” Uma das orientações passadas, foi não ter medo de se arriscar nas narrativas audiovisuais : “Quem quer começar nessa área precisa se arriscar e entender que, às vezes, você vai se frustrar no meio do caminho mas ainda assim você deu algum passo porque você tentou’’, afirmou Gabriel. 

Durante a palestra, Gabriel também disse que é possível fazer bons conteúdos audiovisuais com os recursos que se tem: “Dificilmente as pessoas começam com equipamentos que compraram com investimento muito grande. São raros os casos em que isso acontece. E você precisa começar de algum lugar. Então se você não quer sofrer tanto, minha sugestão é produzir pautas que não causam muitos transtornos gerados por problemas técnicos.’’

As oficinas do IV Curso Intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem seguem até o dia 12/05 na Central de Aulas da UEPB abordando temas como “Reportagem com foco em soluções”, “Cobertura Jornalística no São João”, “Criação de Design para Redes Sociais” dentre outros. Segundo o coordenador do Repórter Junino, Fernando Firmino, a proposta do curso é capacitar os estudantes para atuar em múltiplas linguagens: “Teremos outras  oficinas voltadas para o audiovisual como a de fotografia, assim como palestras sobre linguagens em multiplataformas. Então isso é fundamental para que nosso aluno consiga produzir conteúdos para o Repórter Junino em múltiplos formatos’’.

Comentários