A atividade aconteceu hoje na Centro Acadêmico Paulo Freire da UEPB e faz parte do IV Curso Intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem
Repórter: Raquel Nuto
Fotógrafa: Débora Andrade
Editor: Matheus Farias
O segundo dia do IV Curso Intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem do Repórter Junino foi marcado por uma oficina de redes digitais, ministrada pelo diretor de arte e designer gráfico Alexandre César. Segundo ele, a proposta era trazer aspectos mais específicos da gestão de redes digitais para serem trabalhados pela equipe do projeto, como também ampliar o conhecimento para os demais alunos que estavam presentes.
Na ocasião, foram abordados tipos de conteúdos digitais, distribuição através do processo de multiplataformas, além de como criar e aplicar design nas redes sociais de uma maneira dinâmica. Para uma melhor compreensão sobre como os formatos de conteúdo funcionam, foram usados exemplos do perfil do Repórter Junino e vídeos de profissionais que também falaram sobre fotografia e construção de pautas.
O objetivo principal de Alexandre era abordar o processo de arte como comunicação. “Não gostava de escrever. Sempre preferi ver um texto e transformar o que eu li em uma imagem e isso também é arte. Quando entendi isso, pude perceber que o meu o processo de arte, o que eu crio também é um meio de comunicação e ele também fala, também explica, as pessoas também interpretam conforme um texto.” – relatou
Além disso, o diretor de arte, ex-aluno da Universidade Estadual da Paraíba, fez questão de ressaltar as experiências vividas por ele enquanto participante do Repórter Junino, trazendo várias dicas aos alunos, entre elas, como criar conteúdo nos eventos: “O São João é uma festa do povo! Foque em tudo que está acontecendo fora do palco” – afirmou Alexandre.
As dicas ministradas pelo palestrante enriqueceram a formação acadêmica dos estudantes, como conta Bianca Menezes: “Já trabalhava com redes sociais, mas muitos pontos eu não sabia. Agora conhecendo os termos técnicos e o aprendizado que o Alexandre nos trouxe, acredito que vou conseguir ter um lado mais profissional e aplicar no projeto”.
A oficina foi importante não só para os membros do projeto, mas para não membros que já estão no final do curso e próximos de atuarem profissionalmente no mercado de trabalho, como é o caso de Magno Lisboa: “Essa oficina é de grande importância para nós futuros jornalistas, tendo em vista que podemos atrelar a teoria com a prática e isso repercute na solidificação da nossa atuação”.
A próxima atividade do IV Curso Intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem será realizada amanhã, às 14h, no Laboratório Multimídia do Curso de Jornalismo da UEPB, com o tema “Reportagem especial com foco em soluções”, que será ministrada pelo professor Antônio Simões. As demais oficinas seguem até o dia 12/05, no auditório III da Central de Aulas da UEPB.