Rostand Melo ministra  oficina sobre  cobertura de eventos no IV Curso Intensivo de Jornalismo

Campina Grande, 10 de maio de 2023

Repórter: Beatriz Virgínia
Editora: Daiane Ramos
Fotógrafo: Johan Vitor


Professor Rostand Melo interage com os participantes na oficina de fotografia para eventos. Foto: Johan Vitor

A fotografia é um elemento essencial na cobertura de eventos, principalmente com  a concorrência entre os meios de comunicação e as plataformas.  Fotos podem chamar a atenção do público e destacar-se entre outros formatos. A qualidade e a relevância das imagens publicadas em uma notícia podem fazer toda a diferença na hora de conquistar o interesse da audiência.  IV Curso Intensivo do Repórter Junino desta quarta-feira (10/05) foi focado em aprimorar os conhecimentos fotográficos dos alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A oficina foi conduzida pelo professor Rostand Melo, que atua como professor de fotografia na UEPB desde 2016 e lidera projetos de extensão voltados para mídias fotográficas, incluindo o “Luz Negra” e o “Coletivo F8”.

Durante a oficina foram abordados temas como a dinâmica de trabalho da equipe de fotografia, direitos autorais e de imagem, referências visuais, técnica e estética da fotografia de palco, e dicas sobre como retratar a cultura popular. Os participantes puderam aprender sobre a melhor forma de organizar, dimensionar e ajustar a resolução das imagens, além de receber dicas sobre como configurar a câmera e os cuidados a serem tomados ao fotografar o público. Todos esses tópicos, mesmo os mais técnicos, foram apresentados de maneira interativa e descontraída, por meio de tutoriais ilustrados, debates leves sobre experiências pessoais e exemplos práticos de como aplicá-los no cotidiano. 


Os alunos foram convidados a emergir no universo da fotografia por meio de materiais como livros da área e exemplos práticos. Foto: Johan Vitor

O conteúdo da oficina foi personalizado para o contexto de cobertura dos eventos do São João de Campina Grande, que envolvem desafios específicos, como fotografar em ambientes com pouca iluminação ou capturar imagens de personagens em movimento. Para emergir os estudantes nesse cenário desafiador e demonstrar maneiras de contornar essas dificuldades, o professor utilizou exemplos fotográficos do livro “Fotografia de Espetáculo”, de autoria de Emidio Luisi. Esses exemplos ilustraram diferentes ângulos e demonstraram, na prática, como as dicas previamente mencionadas pelo professor poderiam ser aplicadas no tema da oficina.

Aluna do quinto período de jornalismo e membro da equipe de fotografia do Repórter Junino, Gabryelle Martins destaca as mudanças de ponto de vista causadas pela oficina: “De todos os tópicos o que mais me chamou atenção foi a questão do direito de imagem porque acredito que todo mundo fica inseguro, com medo de fazer alguma besteira. A gente sabe que é uma festa pública, uma festa frequentada por muita gente, e estamos representando o projeto, então é normal ter este receio do que pode ou não fotografar.“ E acrescentou: “Eu acho que é uma forma de você aprofundar aquilo que você já vê em sala de aula e também de se destacar, principalmente para quem pegou certas cadeiras que deveriam ser práticas no ensino remoto, como foi o caso da fotografia. Esse tipo de vivência é essencial para os estudantes, enquanto profissional e também vem para agregar mais coisa ao nosso currículo. ”


O público esteve atento às dicas do professor Rostand sobre o processo de fotografar eventos. Foto: Johan Vitor

O IV Curso Intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem do Repórter Junino continuará amanhã e sexta. Na quinta-feira (11/05), a professora Agda Aquino abordará o tema “Cobertura Fotojornalística com Smartphone”, enquanto na sexta-feira (12/05), o auditório 3 do Centro Acadêmico Paulo Freire receberá o debate sobre “Cobertura do São João”, conduzido pelos jornalistas Amy Nascimento, Skarllety Fernandes e Felipe Valentim, e aberto a todo o público e repleto de informações valiosas para estudantes e profissionais de jornalismo interessados em aprimorar suas habilidades na cobertura do São João.

Comentários