Comércio e restaurantes se preparam para O Maior São João do Mundo

Campina Grande, 23 de maio de 2023

O São João de Campina Grande movimenta a economia e gera oportunidades de emprego com vagas temporárias


Repórter Matheus Farias
Fotógrafo Matheus Farias
Editora Karolina Matias




As vitrines das lojas do Centro estão cada vez mais enfeitadas. Foto: Matheus Farias

A  nove dias para O Maior São João do Mundo, estabelecimentos comerciais de Campina Grande vêm se preparando para receber os turistas e visitantes. Este ano a festa regional completa 40 anos, celebração  que vai atrair milhares de pessoas para a Rainha da Borborema. Para muitos, a festa já começou, é o caso de um restaurante situado no  centro da cidade, na programação atual tem forró pé de serra toda sexta, comenta o organizador do evento Hedran Barreto: “Fizemos uma parceria com grupos de forró para ter toda sexta de 2023 ter um bom Forró pé de serra e muita cultura’’. 



Restaurantes investem em decoração e programação junina para atrair clientes. Foto: Matheus Farias

O São João movimenta toda uma cadeia produtiva, em setores como o de restaurantes regionais a alta lucratividade  gera também oportunidades de emprego com vagas temporárias, relata Adriano Souza, dono de um estabelecimento localizado no centro de Campina: “Recebo muitos clientes na época do São João pois meu restaurante é bem rústico. Então vamos fazer algumas mudanças aqui, inclusive, com decoração e contratar mais funcionários”.

Os benefícios com a chegada do período junino atinge outros setores, quem percorre as ruas centrais da cidade se depara  com lojas  decoradas com bandeirolas, chapéus de palha e demais elementos juninos,   tudo para atrair a clientela. Como conta Maureni Dantas, proprietária de uma loja de roupas próximo à Feira Central: “Além da decoração, queremos fazer também promoções e outras coisas que chamem a atenção dos clientes, pois os últimos meses foram difíceis de vender por aqui”.  



Comércio local no ritmo do São João. Foto: Matheus Farias

O presidente da CDL Campina, Eliézio Bezerra,  afirma sobre as altas expectativas para o São João: “Tivemos um aquecimento nas vendas muito bom com o Dia das Mães e isso nos dá esperança que vamos ter um crescimento econômico  de 8% no comércio de Campina Grande”. Bezerra, ainda destaca  a espera em outras cidades da Paraíba por uma movimentação maior nas lojas: “Temos vários restaurantes no brejo que estão se organizando para receber turistas e visitantes. Isso fortalece a economia total da cidade”.

De acordo com o Ministério do Turismo, durante os festejos juninos espera-se uma injeção de R$ 400 milhões de reais na economia de Campina Grande.   Outro setor bastante aquecido é o da hotelaria, segue a fala de Pablo Jatobá, diretor de um hotel em Campina Grande: “Estamos com boas expectativas e acreditamos que vai haver lotação máxima”. Portanto o  São João atrai pessoas de várias regiões do país e do mundo, promovendo cultura e saldos positivos na economia local, além de empregabilidade e renda para a sociedade campinense.



Decoração junina toma conta das ruas do Centro de Campina. Foto: Matheus Farias
Comentários