O evento acontece nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho no Centro Acadêmico Paulo Freire (CAPF) no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e traz como tema “Folkcomunicação, Cultura e Religiosidade Popular”.
Repórter: Lara Melo
Editor: David Henrique
A 18a edição do Seminário de Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e Cultura Popular, maior evento de comunicação do Curso de Jornalismo da UEPB, acontece nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, no Centro Acadêmico Paulo Freire. Com debates, mesas redondas, palestras e oficinas, a programação acontece na parte da manhã e tarde, no auditório III e também nas salas de aulas do curso.
A edição será marcada pelo retorno presencial do evento, após a pandemia, e o adiamento dele no ano de 2022, em decorrência de problemas envolvendo o idealizador do evento, que é referência nacional na área de Folkcomunicação, professor Luiz Custódio da Silva.
Refletindo o atual contexto político, ideológico e cultural em que o país está inserido, o tema proposto para edição deste ano é “Folkcomunicação, Cultura e Religiosidade Popular”. Ao firmar compromisso firme em contemplar as origens da formação religiosa e espiritual popular brasileira, religiões de matrizes africanas e indígenas serão pontos chave dos debates. Desafio, contradições, problemas e a riqueza que tornam essas manifestações indispensáveis para construção da formação sociocultural regional são algumas das pautas.
“A gente toma como referência essa temática da religiosidade popular, como uma questão cara à sociedade contemporânea e com um impacto muito grande do ponto de vista do universo mais amplo, da própria cultura popular em geral”, explica o professor Antonio Roberto Faustino, um dos coordenadores e idealizadores do evento.
O Folkcom é organizado pelos alunos, juntamente ao Departamento de Comunicação do Curso de Jornalismo da UEPB. A edição deste ano conta também com a parceria da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Campina Grande, através da secretária e ex-professora do curso, Giseli Sampaio. A colaboração acontece com o evento “Zabumba Lá”, que celebra os 40 anos do São João de Campina Grande e homenageia grandes nomes da música regional. As inscrições para o Folkcom acontece no site Inscrições pelo link: https://www.even3.com.br/18-folkcom-341712/
Sobre o Folkcom
Vinculado à Rede Folkcom de pesquisadores de Folkcomunicação, o evento parte de uma iniciativa do professor Luiz Custódio da Silva – na época professor visitante da UEPB – de criar um evento que tomasse como referência os festejos juninos, em função do Maior São João do Mundo, que se consolidava no início dos anos 2000.
A partir dessa ideia e do apoio de outros professores que abraçaram a proposta, surge o Seminário de Festejos Juninos no contexto da Folkcomunicação e Cultura Popular, com o intuito de discutir e aprofundar debates em torno da importância do papel dos festejos juninos nos processos de resistência, renovação e ressignificação das manifestações culturais, urbanas e populares locais.
Dentro dessa conjuntura, também reflete o papel da Universidade na contribuição da discussão mais crítica a respeito do grande espetáculo que é o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, na Paraíba.
Com a parceria do Departamento de Comunicação Social da UEPB e a Rede Folkcom, o evento ganha projeção e se torna referência, contando com a participação de convidados de peso, pesquisadores, colaboradores e agentes culturais.
Em convergência com o Repórter Junino, que também completa 18 anos em 2023, os projetos através de um núcleo pedagógico, acadêmico e profissional, lançam preocupações em relação a valorização e dimensionamento das manifestações juninas regionais. “Nada melhor do que ter como companheiros o Repórter Junino, com colaboração, nem sempre sistemática, na formação profissional jornalística e seu papel junto à própria sociedade”, explica o professor Faustino a respeito da relação.
O Folkcom chega em sua 18a edição como um evento não só de referência regional, mas também nacional e estabelecendo o que se propõe a fazer: despertar nos alunos, a paixão por estudar cultura popular, sobretudo na dimensão ao qual estão inseridos.
Karen Baracho, aluna do 6° período do Curso de Jornalismo e voluntária da edição deste ano, exprime a admiração e satisfação de poder participar do evento pela primeira vez. “Me senti muito feliz em ser convidada para fazer parte desse evento tão importante para o curso, é uma experiência singular para todos, não só para nós enquanto alunos de jornalismo. O Folkcom exalta a nossa cultura e deve ser apreciado não só por sua importância, mas também por todo conhecimento que ele nos traz a cada edição”, explica.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
- 27 de Maio (sábado)
20h QUEIMA DE FLORES EM HOMENAGEM À NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (Comunidade do Distrito de Muquém, Areia-PB)
- 31 de maio (quarta-feira)
Local: Centro Acadêmico Paulo Freire (CAPF)
8h EXPÔ EDUEPB
9h RODA CULTURAL COM ACADEMIA DE CORDEL DO VALE DO PARAÍBA
Fé, Sagrado e Religiosidade Popular
Mediador: Dalmo Oliveira da Silva – Embrapa Algodão/ACVPB
9h-12h OFICINAS
14h MOSTRA-DEBATE COM REALIZADORES
Fé e Religiosidade no Audiovisual Nordestino
Ana Célia Gomes (Realizadora Audiovisual/Produtora Cultural)
Charles Dias Simões (Rede Ita/Produtor Independente/CJOR/UEPB)
Hipólito de Sousa Lucena (Ypuarana/Comunicurtas/CODECOM/UEPB)
Manuel Henrique Batista Duarte (CJOR/UEPB)
Maria Eduarda Oliveira de Queiroz (CJOR/UEPB)
Rebeca Araújo de Souza (Artista, Professora e Mestre em Artes Visuais/UFPB)
Yago Paolo Costa Aguiar (Realizador Audiovisual)
Mediadores: Cássia Lobão Assis – UEPB/Kleyton Jorge Canuto – PRONATEC/SEEPB
19h ZABUMBA LÁ: TRIBUTO A ELBA RAMALHO (SECULT-PMCG/PROCULT-UEPB)
Homenagem Especial a Giseli e Goretti Sampaio
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
- 01 de junho (quinta-feira)
Local: Centra Acadêmico Paulo Freire (CAPF)
8h FEIRA AGROECOLÓGICA
9h SOLENIDADE DE ABERTURA
Homenagem Póstuma a Luiz Beltrão, José Marques de Melo e Roberto Benjamin
9h30 CONFERÊNCIA
Festas populares, religiosidade e processos folkcomunicacionais: questões metodológicas
Conferencista: Osvaldo Meira Trigueiro (UFPB/Folkmídia)
10h MESA REDONDA 1
Folkcomunicacão, Cultura e Religiosidade Popular
Deivide Eduardo Gomes (CJOR/UEPB)
Itamar de Morais Nobre (UFRN)
Luciana de Oliveira Chianca (UFPB)
Moisés Sátiro (Juremeiro do Ilê Axé Ogum Onirê)
Radamés Alves Rocha da Silva (PMA/SEEPB)
Socorro Ventura (Yalorixá e Juremeira do Ilê Axé Ogum Onirê)
Wagnês Barbosa de Araújo (PPGFP/UEPB)
Mediadora: Robéria Nadia Araújo Nascimento (UEPB)
14h MESA REDONDA 2
Folkcomunicação e Cultura Popular nos 50 Anos do Curso de Jornalismo da UEPB
Homenagem Especial a
Carlos Siqueira (Rede Paraíba)
Eneida Maracajá
Hipólito Lucena (CODECOM/UEPB)
Irenilda de Souza Lima (UFRPE)
Jô Mazzarolo
José Cristóvão Andrade (PROCULT/UEPB)
Lima Filho
Luiz Custódio (UEPB/Rede Folkcom)
Marcos Alfredo (CODECOM/PMCG)
Naná Garcez (EPC)
Salete Vidal (DECOM/UEPB)
Saulo Queiroz (Rede Ita)
Zulmira Nóbrega (PPJ/UFPB)
- 02 de junho (sexta-feira)
Local: Centro Acadêmico Paulo Freire (CAPF)
8h BAZAR CULTURAL
9h MESA REDONDA 3
Crenças, Rezas e Curas como Expressões da Religiosidade Popular
Joeiltom Eliã (Candomblé Nagô e Jurema)
Maria Luiza Pereira Leite (UNINTA/FUNAD)
Mediadora: Rebeca Araújo de Souza (Artista, Professora e Mestre em Artes Visuais/UFPB)
12h SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO