Os preparativos mostram a admiração desses profissionais pela cultura nordestina.
Repórter Nicoly Calixto
Fotógrafa Nicoly Calixto
Editor: Matheus Farias
Após muita espera por parte dos entusiasmados pela época junina, o Maior São João do Mundo está batendo às portas. Mesmo que esteja entrando na semana em que se iniciam os festejos, os preparativos já estão a todo vapor. Em Campina Grande, o comércio se encontra preparado, como o Repórter Junino mostrou semana passada, para atrair cada vez mais a população que valoriza a cultura e a tradição da cidade, inclusive, de acordo com a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, a cidade será capaz de movimentar mais de R$500 milhões durante o evento
Uma das características da festa junina é a quadrilha que é bastante conhecida pelo estilo de roupa utilizada pelos dançarinos, não podendo faltar o xadrez e as estampas, com rendas, mangas bufantes e vários babados que transmitem muita alegria . Em mais de 20 anos, Maria de Fátima, propaga o seu amor por essa época através da produção dessas vestimentas: “Todos os vestidos sou eu que faço, bordo, faço no meu modo. Vestidos simples, como eu gosto de fazer. É trabalhoso, mas vale a pena.”.
Durante o restante do ano, a aposentada Maria de Fátima administra uma loja em sua casa onde vende roupas. Para que todos os vestidos estejam prontos a tempo do São João, ela nos conta que é necessário começar a preparação no início de fevereiro tendo, assim, várias opções para oferecer aos clientes “Quando se aproxima mais do tempo junino chove de gente” afirma. Seus clientes variam entre crianças/adolescentes das escolas da cidade e grupos de quadrilhas. Ao falar sobre suas expectativas para os números de vendas, Maria fala que está com pensamentos positivos para este ano, “Acredito que serão boas, por conta do incentivo deste ano no São João, tenho quadrilhas que pegam vestidos para ir para o Parque do Povo, estou investindo mais na produção, pois acredito que será bom”.
Já Simone Silva, dona de um bar restaurante de Campina Grande, está bastante entusiasmada para o período junino deste ano e está preparando diversas programações para os seus clientes que buscam aproveitar o Maior São João do Mundo, com comida boa e muito forró, “Estou esperando o máximo, já começamos bem, e vamos simbora, que o São João está chegando com todo gás.”.
TRIOS DE FORRÓ: AUTÊNTICA EXPRESSÃO DA CULTURA NORDESTINA
Entrando no clima de um genuíno forró pé de serra , Osmar, integrante do trio Cigarro de Palha, nos conta o quanto a expectativa para esse ano está cada vez maior já que, mesmo ainda não sendo junho, estão a todo vapor se apresentando pela cidade, “Não chegou o mês de junho ainda, mas nossa expectativa está a mil, ficamos esperando o ano todo por esse momento.”
Ainda existe, porém, uma desvalorização dos artistas locais que buscam lutar para conquistar seu lugar e dessa forma, ser valorizado sobretudo nessa época do ano, “Buscamos todo ano uma valorização para a gente, apesar de pegarmos várias datas, ser muito corrido, mas ainda não é valorizado economicamente como deveria ser, tudo o que a gente ganha não sai de Campina.”
Os integrantes do trio tocam o ano todo em várias bandas, já que ganham destaque ao se aproximar de Junho “Completamente todos os finais de semanas estão fechados, com 3 a 4 festas por dia.”.
Segue um pouco da programação do Trio Cigarro de Palha, para quem ama forrozear:
04/06 – ILHA 1 (PARQUE DO POVO)
09/06 – ILHA 3 (PARQUE DO POVO)
17/06 – ILHA 2 (PARQUE DO POVO)
24/06 – CATOLÉ DE BOA VISTA
25/06 – SÃO JOSÉ DA MATA