A tradicional festa junina recebe reclamações dos moradores
Repórter: Alberta Figueirêdo
Fotógrafa: Alberta Figueirêdo
Editora: Karolina Matias
O Maior São João do Mundo não acontece apenas no Parque do Povo, a comemoração se expande pelos distritos de Campina Grande. O primeiro final de semana do São João no Distrito de São José da Mata desagrada moradores, o motivo seria o horário, a festa se inicia às 17h e acaba às 22h, contando apenas com trios de forró na programação.
Os brincantes relatam sua insatisfação com a produção deste ano. Para Rosário de Sousa Barbosa, 39 anos, o público ficará fora dos festejos: “Não é questão apenas dos trios de forró, mas poderiam colocar uma atração melhor, que chamasse mais atenção do público para que viessem prestigiar nosso São João”. Já Antônio Sousa, 52 anos, elogia a estrutura para as festas juninas do distrito, mas esperava algo à altura da comemoração dos 40 anos. “Não é questão de música, a música é boa, não resta dúvidas mas sentimos necessidade de atrações melhores. Outras edições anteriores foram melhores, essa não foi a melhor edição do São João de São José da Mata”.
A estrutura montada na Praça José Miguel Leão, conta com uma decoração colorida, palco para apresentação dos trios de forró e a presença do Corpo de Bombeiros e Samu, que estarão presentes durante todos os finais de semana da festa. Jéssica Tertuliano, 30 anos, aproveitou a festa com a família, mas diz sentir falta de policiamento: “A gente vem com nossos filhos curtir a festa e não tem segurança, acabou de ter discussão e infelizmente não tem Polícia Militar para dar assistência aos moradores nos dias de festas.” Logo após o incidente a Polícia Militar foi acionada e chegou por volta das 21h no local. Lucieldo Fernandes, administrador distrital de São José da Mata, explica que a PM faz rondas no local e estará presente durante os festejos.
Ele ainda comenta que reconhece a insatisfação da população com o horário: “Isso foi algo alinhado com o Ministério Público e o Comando da Polícia Militar, segundo a empresa – Arte Produções de Eventos Artísticos e Locações Ltda – , foi decidido para que evite problemas como assaltos, crimes e acidentes. Claro que vai de encontro com a opinião pública, mas se faz isso para que todos possam brincar com tranquilidade.” Diferente de outras edições, o primeiro final de semana não atraiu muito público. “A questão do público é por conta do horário, ontem quando começou a chegar público foi na hora de encerrar, hoje teve mais gente, acredito que irá aumentar nos próximos finais de semana”, afirma Lucieldo, que convida os forrozeiros e as famílias para abrilhantar os eventos juninos do Distrito.
De todo mundo, o público presente aproveitou as apresentações e dançou muito forró pé de serra. As apresentações da abertura no sábado (3), ficaram por conta dos artistas Os Agrestinos do Forró, Forró Penerado e Forró Chique, e no domingo com os Trios Arretado, Forrozeando e Forró no Nó. Que trouxeram a essência e tradição do São João Nordestino.
Confira a programação completa dos finais de semana:
10/06 (sábado) – Trio Taboca
Trio Os Três de Campina
Amaro Neto
11/06 (domingo) – Trio Tradição
Casa de Palha
Trio Triângulo de Ouro
17/06 (sábado) – Trio Luar do Sertão
Trio Introdução Musical
Trio Meteoro
18/06 (domingo) – Trio Zé Ramires
Lula do Acordeon
Trio Xaxado
24/06 (sábado) – Zé de Otacílio
Trio Vaqueirama
Trio Forró Borborema
25/06 (domingo) – Trio Introdução Musical
Trio Cigarro de Palha
Izaque do Acordeon
01/07 (sábado) – Pequeninos do Forró
Trio Forró Show
Trio Herdeiros do Forró
02/07 (domingo) – Trio Forró do Bom
Xote das Meninas
Trio Andorinha