Trabalho de Promotoras vira destaque no Maior São João do Mundo

Campina Grande, 6 de junho de 2023

Mulheres aguardam a festa para aumentar a renda durante o período junino


Fotógrafos: Eduarda Queiroz, Arthu Alexandre e Samya Amado
Repórter: Samya Amado

Editora: Alberta Figueirêdo

Quem passa pelo Parque do Povo durante o São João é sempre surpreendido pelas ações de marketing dos patrocinadores. Do cafezinho ao salão de beleza, da roleta com presentes ao ambiente super decorado para fotos: tem sempre uma novidade no local. Afinal, quem não gosta de receber um brinde ou ser bem cuidado, não é mesmo? 

Na edição comemorativa de 40 anos do Maior São João do Mundo, o visitante recebe um copo personalizado do patrocinador do evento na entrada da festa. “Eu acho incrível. Isso torna o evento mais interativo. São meios de diversão que essas marcas conseguem dar para o turista e para os moradores da cidade.” disse Antônio Rodrigues, 30 anos, que veio diretamente de Natal, no Rio Grande do Norte, para prestigiar a festa.

Pessoas fazem fila para participar das dinâmicas. Foto: Samya Amado.

Seja turista ou campinense, todos são recebidos com simpatia pelas equipes que trabalham no evento. Com um sorriso no rosto e um acolhimento que só quem é nordestino sabe e tem, as promotoras recebem os visitantes durante os mais de trinta dias de festa em Campina Grande. 

A criatividade rola solta na hora da divulgação dos produtos, tudo para deixar o público encantado. 

Visitante mostra o brinde que ganhou na entrada da festa. Foto: Arthu Alexandre.

O trabalho temporário das promotoras no Parque do Povo se tornou uma marca registrada da festa, sendo responsável por gerar empregos durante o período junino, o que beneficia moradores da região.“Acredito que isso é muito bom para as meninas que estão trabalhando aqui na festa e para quem está visitando também. Acho que o povo fica na espera para saber o que vai ter de novidade nos stands todo ano. A gente tem a oportunidade de participar das brincadeiras, ganhar brindes e conhecer os produtos.”, comenta Marcela Sousa,  24 anos, moradora de Campina Grande. 

Promotoras de uma marca de café ajudam os visitantes no jogo da memória. Foto: Samya Amado.

Layane Cris, 22 anos, já trabalha há mais de 4 anos como promotora  e fala sobre a importância do São João no Parque do Povo: “É um sucesso pra gente, principalmente para ter uma renda extra, pois o mês de São João é o mês que dá mais lucro para quem trabalha nessa área.” Além de aumentar a renda dessas mulheres, o trabalho no Parque do Povo serve também como uma vitrine, onde as profissionais conseguem mais oportunidades ao serem vistas por outras empresas. “É muito importante trazer alegria para essas noites muito privilegiadas que a gente tem aqui na cidade de Campina Grande. Nesse período cresce a valorização da promotora. Você é mais vista, então várias empresas acabam te contratando pelo trabalho que você faz aqui.” explica Vanessa Elen,  28 anos, promotora do stand de bebidas.

Promotoras da empresa de internet patrocinadora do evento. Foto: Arthu Alexandre.

Ellen Coelho, 18 anos, conta que esse é o seu terceiro trabalho como promotora, e que escolheu trabalhar nessa época junina por sentir o seu trabalho sendo mais valorizado: “A gente pode se comunicar com vários tipos de pessoas, principalmente aqui no Parque do Povo, onde vemos pessoas de várias regiões. Eu me sinto mais valorizada trabalhando no São João por representar a minha cultura. As pessoas de fora nos perguntam sobre as coisas daqui e acabamos nos tornando as representantes.”

Promotoras da marca de cachaça patrocinadora do evento. Foto: Eduarda Queiroz.

Seja divertindo o público, auxiliando com informações importantes ou distribuindo brindes e muita simpatia, é necessário destacar o trabalho dessas mulheres que passam muitas horas em pé, para abrilhantar ainda mais as noites de forró d’O Maior São João do Mundo. A festa está só no início e você pode conferir de perto o trabalho de cada uma visitando o Parque do Povo até o dia 2 de julho. 

Comentários