A festa junina promove assistência aos PCDs para curtirem os shows sem preocupação mas ainda há desafios a serem superados.
Repórteres: Alberta Figueirêdo e Matheus Farias
Fotógrafa: Ana Lima
Editora: Lara Melo
Que os 40 anos d’O Maior São João do Mundo conta com segurança, serviços de saúde e muito forró, todos já sabem, mas essa também é a edição com mais acessibilidade. O Parque do Povo foi adaptado para garantir acesso e inclusão das Pessoas com Deficiência (PCDs). Foram colocadas rampas em todas as barracas, restaurantes e nos camarotes, além de plataformas elevatórias e outras 27 rampas de acesso ao redor de todo o Quartel General do Forró.
Edmar Araújo Vasconcelos, 52 anos, conta que já esperava um São João mais acessível e que pretende voltar outras vezes. “Pelo menos o piso para andar de cadeira de rodas está excelente, não tenho o que reclamar. Também precisei usar o banheiro, e tem banheiro adaptado e até químico.”, afirma. Ele curtiu os shows do palco principal e ainda iria na Pirâmide, que conta com um espaço específico para PCDs: “Até agora está suprindo minhas necessidades”.
O mesmo ocorre para Vanessa Santos, 29 anos, indo pela primeira vez nesta edição, não teve problemas para se locomover pelas rampas de acesso do Parque do Povo. “Acessibilidade abre caminhos”, afirma ela, que espera voltar outras vezes e curtir os shows do palco principal.
Vitória Ferreira, 16 anos, veio acompanhada da mãe Yanna Rafaela, 39 anos, e logo na entrada foi avisada pelos policiais que elas poderiam entrar por uma entrada especial, que possui elevador para cadeira de rodas. “Eu achei maravilhoso! Até então eu não sabia, fui pelo outro portão e os policiais já me avisaram ‘mãe, vá pelo outro lado que tem acessibilidade’.Tudo bacana, orientado.”, afirma Yanna. Vitória, conta animada que o próximo show que quer assistir é Felipe Amorim (10), e que está mais tranquila para vir outras vezes agora que viu mais segurança e acessibilidade para curtir os shows.
Outro espaço também inclusivo, é o camarote voltado para PCDs localizado próximo ao palco principal do Palco do Povo. Os ingressos para esse local são gratuitos de acordo com a organização do evento com 50 acessos a cada noite e as pessoas com deficiência poderão levar um acompanhante cada completando, assim, a lotação do camarote. Ainda há, porém, desafios a serem solucionados para garantir acessibilidade a todos os públicos. Muitos cardápios de restaurantes localizados na área do palco cultural por exemplo não são acessíveis como conta a visitante Gorett Lima: ” a estética e a estrutura do Parque do Povo são bonitas mas sinto falta das comidas regionais em alguns cardápios que, por sua vez, não tem a versão em braille e deveria ter”. O fato é que o São João sempre foi uma festa democrática e para continuar sendo, é preciso garantir acessibilidade para todos.
*atualizada em 09/06/2023