Universidade particular de Campina Grande entra no espetáculo junino com festa que inclui seus alunos

Campina Grande, 8 de junho de 2023

O evento contou com concursos, premiações, e muita música.

Repórter: Jônatas Venâncio

Fotógrafa: Débora Andrade

Editora: Gabryele Martins


Festival da Pamonha recebe muitos visitas e anima o período junino da Uninassau. Foto: Débora Andrade/Repórter Junino

Véspera de abertura do Maior São João do Mundo e a população de Campina Grande já estava em ritmo de festa. Na semana passada, mais precisamente na quarta-feira (31), a agitação foi grande na UNINASSAU, universidade localizada na Estação Velha, próximo ao Quadrilhódromo. Na localidade ocorreu a 14° edição da “Festa da Pamonha”, evento que reúne e promove alunos da instituição em suas respectivas áreas de estudo e atuação. 

As inscrições para participar do evento foram abertas por tempo limitado, e estudantes dos cursos de gastronomia, nutrição, administração, contabilidade e arquitetura fizeram parte da organização e vendas de seus respectivos produtos. O evento teve duração de dois dias, com início na terça-feira (30), e encerramento na data já dita anteriormente.


Estudantes do curso de gastronomia participaram do evento. Foto: Débora Andrade/Repórter Junino

Júlio César, professor de gastronomia e um dos organizadores da festividade, quando perguntado sobre o desafio de estar à frente da festa, descreveu: “Já são 14 edições, e sempre a gente sente o mesmo desafio, que é cativar a nossa população de Campina Grande, terra do Maior São João do Mundo, a marcar presença, se empolgar, se empenhar em apresentar os seus produtos… o desafio todo ano é o mesmo.” Ele ainda continua, agora se tratando do tempo de preparação para fazer tudo acontecer: “Nós trabalhamos, em média, com 3 meses de antecedência. Na verdade, desde o início do planejamento do semestre a gente já começa a pensar, ter ideias, mas com três meses é que a gente começa efetivamente com reuniões, planejamentos com os alunos decidindo os cardápios, testes, então é bem intenso.”

Além de toda essa parte citada, ocorreram concursos com premiações dentro do evento, como o de “Melhor pamonha” e o “Show de Talentos”, este último sendo realizado no auditório da universidade. Na disputa para conhecermos a melhor pamonha da festa, tivemos um pódio com três lugares, porém, o vencedor não compareceu ao local para receber seu prêmio. Mas o segundo colocado estava lá, bem contente com o resultado. Seu nome é Paulo Caetano, aluno do primeiro período do curso de Gastronomia, que resumiu sua participação: “É muito gratificante, pois eu estava com receio pela minha experiência de aluno, mas eu recebi muita força dos meus companheiros de aula, dos professores, da minha família, e é só alegria! É bom ter tido um bom desempenho apesar de todo o nervosismo e receio que tem do desafio.”

Chegando no auditório, a equipe do RJ acompanhou parte do Show de Talentos, que foi aberto para alunos de todos os cursos da universidade participarem e mostrarem seu talento. Esse concurso que, também com o apoio da UNINASSAU, foi organizado pelos alunos do sétimo período do curso de Educação Física, e teve como premiações: 3° lugar – consultoria com uma personal trainer e brinde; 2° lugar – R$ 200,00 e brinde; 1° lugar – R$ 300,00 e brinde. O vencedor foi o saxofonista Jefferson Mayron, que já trabalha há doze anos com seu instrumento em bandas e solo, e falou do sentimento de ter ganho o show e da preparação para tocar na noite: “Rapaz… é um sentimento de muita felicidade. Pela primeira vez aqui na UNINASSAU, e logo de cara ganhar uma competição dessa. Eu não vou mentir! Preparei essas músicas de ontem pra hoje. Eu já estava com outro repertório, mas mudou tudo em cima da hora, e acabei que tive de colocar outras músicas.” Ele também afirmou que vai estar no Parque do Povo no próximo sábado (10), tocando com o cantor Daniel Rey. Após a premiação, ele foi convidado pela atração principal da noite Gitana Pimentel a subir no palco e tocar alguns sucessos.


Vencedor do show de talentos, Jefferson Mayron se apresentou no palco do Festival. Foto: Débora Andrade/Repórter Junino

Roberto Silva, que foi um dos organizadores do “Show de Talentos”, fala que planejar o concurso foi bem desafiador: “… é toda uma correria, entrega de TCC 1, semana de provas, mas graças à Deus a demanda de cada setor ficou responsável com uns fazendo a divulgação, outros a organização do evento. Deu certo! Tudo ocorreu nos conformes.” 

A “Festa da Pamonha” foi um sucesso, e deixou um gostinho de quero mais nas pessoas que presenciaram o evento e nos alunos da instituição. Ela deve retornar no ano que vem para sua 15° edição, como foi apurado por nossa equipe, e a UNINASSAU e seus organizadores devem começar a pensar sobre o assunto ainda este ano.

Comentários