Festa de Santo Antônio em Areial é marcada por muita tradição e forró

Campina Grande, 15 de junho de 2023

A festa aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de junho agradando todas as idades e gostos 

Repórter: Lara Melo

Fotografia: Johan Victor

Editor: Matheus Farias


Bandeirolas colorem o céu da pequena cidade de Areial. Foto: Johan Victor/ Repórter Junino

Com a participação de artistas de renome nacional e figuras locais, Areial se preencheu de cores, alegria e muito forró no último final de semana com a tradicional festa de Santo Antônio. Na primeira noite do evento, Gleydson Gavião e Kátia Cilene tomaram conta do palco principal da festa, cantando sucessos que vão desde o tradicional “estilo vaqueijada”, até o amado “forró das antigas”. 

Já no sábado, Fabiano Guimarães abriu os festejos para um público recorde e muito  animado. Walkyria Santos fechou o segundo dia de festa deixando clara a preferência pelo forró mais tradicional, chamado por ela de estilo “sem tiktok’’.

Encerrando com chave de ouro os festejos, no dia 11, embaixo de chuva, Zé Cantor e Matheus Fernandes abrilhantaram o palco principal. A água que caía do céu se tornou incentivo maior para a animação do público que só saiu do local após o último minuto do show de encerramento. 


Palco de Forró Fátima Apolinário. Foto: Johan Victor/ Repórter Junino

O forró mais tradicional ficou por conta dos artistas locais que se apresentaram no “Palco de Forró Fátima Apolinário”, montado na estrutura cenográfica da “Vila Arius”. Fátima Apolinário, ícone do município, é a grande homenageada da edição. Edson Nascimento, que faz parte da organização da festa, conta que a escolha da personagem foi unânime, para que ela, ainda em vida, saiba a própria importância para a cidade. “Ela sempre foi uma pessoa que contribuiu e ainda contribui neste âmbito (cultural). Por motivos de saúde, dona Fátima hoje se encontra afastada de suas funções, mas decidimos homenageá-la em vida para que ela saiba que nós, como gestão, reconhecemos a importância de sua história e de sua figura para nosso município”.

Túllio Martins, 19, arealense que sempre participou da festa, conta que a edição deste ano da festa foi mais curta e com shows menores, porém, ainda muito boa. “As festas em si foram boas. Com boa organização, segurança para toda população da cidade e das pessoas da região que sempre vão prestigiar o evento”.  

Karen Baracho, 22, participou da festa pela primeira vez em 2023 e diz estar muito satisfeita com a acolhida e animação característica do povo de Areial. “As escolhas das atrações foram excelentes, a festa foi muito bem organizada em relação ao espaço e estruturas, isso torna o conjunto ainda melhor. A ornamentação da cidade estava impecável e o pessoal é super receptivo. Sem dúvidas já estou ansiosa para o evento do ano que vem!”.


A festa atraiu público de todas as idades. Foto: Johan Victor/ Repórter Junino

O caso de Túllio e Karen, porém, não é o mesmo de Jessilene Melo, paraibana que cresceu nas terras de Areial e hoje mora em Brasília. Ela conta que acompanhar a festa pelas redes sociais é bom, mas não é a mesma coisa de participar pessoalmente junto a toda família. “Prestigiar a festa de Santo Antônio de Areial, mesmo de longe, me traz bons sentimentos. Para quem vive distante de suas raízes, acompanhar esses eventos online, alivia um pouco da saudade que sentimos”.

Sobre a Festa

Os festejos acontecem desde 2008, quando, na época, por iniciativa do prefeito Adelson Benjamin, as festividades de São João da cidade foram substituídas pela festa de Santo Antônio, tendo em vista que nenhuma cidade da região comemorava a data. Através dessa mudança e também da ampliação anual do evento, o público só cresce a cada edição que passa. 

Outra mudança significativa da época que sempre marcou a festa foi a criação da “Vila Arius”. Com o intuito de levar as pessoas a rememorar a história do município, o espaço conta com réplicas de casas antigas da cidade. A primeira bodega e a primeira capela da cidade montadas em madeira, são um convite nostálgico a quem gosta de cultivar memórias. 

Para o ano de 2023, a Vila está com uma estética mais rural, optando por trabalhar mais o lado sertanejo do São João, com adereços e estampas que fazem alusão à tradição sertaneja ,ou seja, um verdadeiro embarque nas tradições juninas. A festa também é importante para a economia local. Lojas de bebidas, roupa, comida, as costureiras e artesãos da cidade  são bastante valorizadas no período. 

Areial segue matando as tradições e se consolida, cada vez mais, como palco de uma das melhores festas juninas da região, tudo isso, optando por preservar as raízes do caipira ao mesmo tempo que dá espaço ao popular forró estilizado e eletrônico. Agradando todas as idades e gostos: tem forró para todo mundo! 

Comentários