Completando quinze dias de festa o Repórter Junino quer saber: “ Os forrozeiros, aprovam a edição 2023 d´O Maior São João do Mundo?”
Repórter: Letícia Ferreira
Fotógrafa: Ana Lima
Editora: Karolina Matias
O Maior São João do Mundo chega ao seu 15° dia de programação, com um “sextou” para lá de especial, os campinenses e turistas do São João de Campina Grande, curtiram com animação muita música e atrações ao vivo. A noite da sexta-feira (16), começou com Millane Hora no palco principal do Parque do Povo, a alagoana embalou o público com uma coletânea de clássicos do forró, e para completar o show, convidou ao palco a cantora e amiga de longa data Ana Lôbo.
Em seguida, foi a vez de Brasas do Forró contagiar a galera com o fole mais famoso do Brasil, colocando todo mundo para dançar ao som do seu “Forrónerão”, a melhor mistura entre o forró nordestino e o vanerão gaúcho. Avine Vinny, não deixou a galera parada com um repertório recheado das músicas mais amadas pelos forrozeiros.
Com um dos shows mais esperados da noite, Xand Avião encerrou a noite do “PP” com chave de ouro, um verdadeiro coro acompanhou o comandante durante toda sua apresentação e muito forró no pé foi avistado.
Os forrozeiros do Parque do Povo opinam sobre a trajetória d’O Maior São João do Mundo em 2023
Até aqui, já tivemos grandes nomes da música passando pelos palcos, diversas quadrilhas juninas se apresentaram, milhares de forrozeiros do mundo todo passando pelo Parque do Povo, e chegando quase na metade dessa festança, o Repórter Junino quer saber do público: “Qual a opinião sobre a edição do São João, de Campina Grande, em 2023?”.
Para Talita de Sá, 20 anos, que não se contentou com apenas um final de semana d’O Maior São João do Mundo, o evento está aprovado: “Eu já vim mais de dez dias, a festa tá maravilhosa, estrutura muito boa, to amando”, opinou animada Quem vem de fora se encanta com a festa, assim afirma a recifense Lenita Delari, de 26 anos, ao contar sobre sua experiência com o São João Campinense : “Eu tô achando aqui super incrível, esse ano está mais organizado do que o ano passado, bem mais bonito cinematograficamente também, eu tô gostando bastante”.
A turista Leidijani Medeiros, de Fortaleza, admite que as expectativas com o São João da cidade são altas: “É a primeira vez que eu venho curtir o São João de Campina Grande, O Maior São João do Mundo, estou com uma expectativa super alta. Eu vim para curtir os shows, conhecer a cidade, eu estou adorando”.
Silvana Oliveira (57), também veio de Fortaleza, e relatou como está sendo o seu primeiro ano na festa: “Eu estou realizando um sonho, estou amando! Eu participei do ônibus do forró, foi um sucesso, uma maravilha, uma alegria, superou as minhas expectativas”. Questionada sobre os shows da noite de sexta-feira, a resposta veio na ponta da língua: “Se Deus quiser, com muita alegria vou ver o Xand e prestigiar o evento”.
A festa apesar de bem avaliada por alguns, vem sofrendo outras críticas relacionadas a sua privatização, com o aumento de áreas pagas, muitos forrozeiros reclamam da falta de espaço e a superlotação na hora dos shows. Genilda Maria, 58 anos, concorda que a festa poderia ser melhor: “Eu acho que tem pouco espaço, não dá para andar direito e nem respirar, pra todo lado que se olha é camarote, área VIP, e o povo?! A festa não é do povo?! Adoro o São João de Campina, mas não dá para ficar assim”.
Continuando a ouvir os brincantes, Amaro Taciano de 53 anos, relatou sobre a mudança de opinião ao chegar no local: “Olha, já é o meu quinto dia vindo, isso aqui ‘tá’ maravilhoso, só que antes de vir eu fiquei vendo nas redes sociais o povo falando que a festa tinha sido vendida e fiquei meio assim, mas tá legal, eu me surpreendi (…)”
Apesar dos pontos de vista divergentes, O Maior São João do Mundo continua com as portas abertas e recebe diariamente milhares de visitantes, levando a tradição e cultura de Campina Grande, que vai além do Parque do Povo.