Junina maranhense encanta público na Pirâmide do Parque do Povo

Campina Grande, 18 de junho de 2023

A Quadrilha Flor de Mandacaru, do Maranhão, se apresenta pela terceira vez na terra d’O Maior São João do Mundo


Repórter: Lara Melo

Fotógrafa: Micaela Nogueira 

Editora: Karolina Matias


Quadrilha Junina Flor de Mandacaru se apresenta na Pirâmide do Parque do Povo. Foto: Micaela Nogueira/Repórter Junino

Além dos shows no palco principal que badalaram a noite do São João de Campina Grande neste sábado (17), a Pirâmide do Parque do Povo foi espaço para a belíssima apresentação da quadrilha junina de Açailândia (MA), Flor de Mandacaru. A junina se apresenta pela terceira vez no Parque do Povo, às vésperas do Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste, nesta noite do dia 18. 


Bumba meu boi é o grande homenageado da quadrilha Flor de Mandacaru. Foto: Micaela Nogueira/Repórter Junino

Trazendo como tema “Bumba: Amor e Liberdade” e trabalhando a história do bumba meu boi, uma das principais manifestações culturais do Maranhão, a junina trabalha durante o espetáculo toda a história do Maranhão que está interligada a própria história do bumba meu boi. “É patrimônio cultural imaterial da humanidade e é nosso. É do nosso estado”, diz, com orgulho, Tamara Muniz, rainha junina da quadrilha. 


Rainha Junina Tamara Muniz se apresenta para o público no Parque do Povo. Foto: Micaela Nogueira/Repórter Junino

Com um grande bumba meu boi colorido, adereços que remetem a festa tradicional no Maranhão, figurinos bem trabalhados e um teatro com personagens cativantes, o público foi à loucura com o grande espetáculo apresentado. Tirar os olhos um minuto que fosse, da apresentação, seria perder algum detalhe mágico do enredo bem construído e trabalhado, trazido pela Flor de Mandacaru. 

Dentre o público presente, um canandense de 28 anos, Brandon Lee, visitando pela primeira vez o São João de Campina Grande, ficou encantado com a riqueza cultural e os detalhes trabalhados durante toda apresentação da Quadrilha maranhense. “É muito único. Eu sou do Canadá e nós não temos nenhum tipo de tradição cultural assim, então, é bem específico e profundo. Eu gostei”, comenta ele após o fim da apresentação. 

Através de uma brincadeira de amigos para comemorar o São João em uma festa de Igreja na cidade de Açailândia, a Junina Flor de Mandacaru nasce. Sem pretensão, aos poucos vai ganhando destaque e, há 14 anos, vem abrilhantando os  arraiais Nordeste afora, com espetáculos que exaltam a cultura e o povo nordestino, especialmente o povo do Maranhão. “São 15 anos e muitos títulos para o estado. Estamos colocando o Maranhão no mapa”, comenta Tamara, orgulhosa da trajetória. 

A junina Flor de Mandacaru é tricampeã do Arraiá da Mira, principal Festival de Quadrilhas do Maranhão, e representa o estado no Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste, nesta noite do dia 18. A junina disputa o título com a quadrilha Lageiro Seco, da cidade de João Pessoa, representante paraibana no festival. 

Comentários