A edição de 2023 d’O Maior São João do Mundo se destaca pelo uso de recursos tecnológicos.
Repórter: Matheus Farias
Fotógrafas: Débora Andrade, Jade Rocha e Micaela Nogueira
Editora: Gabryele Martins

O São João é uma festa com muitas tradições antigas que são passadas de geração em geração, como as comidas de milho e as quadrilhas. Em Campina Grande não é diferente, já que nosso principal festejo junino comemora 40 anos em 2023 e segue mantendo de pé alguns costumes de muito tempo atrás. Mas, apesar desse respeito ao passado, a inovação se faz presente no Parque do Povo.
Nossa festa regional começou pequena tendo apenas um “Palhoção” em um terreno cheio de lama que era coberto apenas com uma camada de brita para os forrozeiros dançarem. Já nesse tempo, Campina tinha a fama de querer ser Grande em tudo que faz pois o São João, mesmo com uma estrutura precária, era chamado de “O Maior do Mundo”. Hoje, o evento se destaca, dentre outros motivos, por ser grandioso na inovação, marca da Rainha da Borborema também conhecida pelas pesquisas científicas na área da tecnologia e por isso nossa cidade tem o apelido de Tech City.
O palco principal do Maior São João do Mundo, por exemplo, é inovador pois, segundo a empresa organizadora da festa, foi montado especialmente para o evento. Ele tem quase 24 metros de frente e já foi utilizado em shows de artistas consagrados como Elton John e Roberto Carlos. Conta ainda com duas áreas para giro de equipamentos, além de um teto com cobertura tipo chalé e uma capacidade de carga de 25 toneladas.

A inovação, porém, não se restringe à diversão já que está presente também na segurança, motivo de preocupação para muita gente, como diz o comerciante Roberto Queiroz: “Temos que ficar 24 horas por dia, praticamente na barraca, porque podem levar nossas coisas.’’. O Secretário de Segurança do Estado da Paraíba, Jean Nunes, falou em uma rede social, de que forma os recursos tecnológicos tem ajudado na diminuição dos crimes no Parque do Povo: “Temos tecnologia de última geração no sistema de radiocomunicação como no videomonitoramento através do Centro Integrado de Comando e Controle fazendo esse acompanhamento.’’. Segundo ele, são 250 câmeras no Parque do Povo, monitorando todo o evento.
O espírito inovador da festa junina de Campina Grande também está na conectividade, pois a tecnologia 5G já se encontra disponível para os forrozeiros no Quartel General do Forró. De acordo com a operadora de telefonia TIM, com um chip e um celular 5G os turistas e visitantes do Maior São João do Mundo podem compartilhar suas experiências nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem com mais velocidade e menos tempo de resposta na transmissão de informações. Essa tecnologia permite também mais conexões em relação ao 4G, por exemplo, e está presente em 25 bairros de Campina.

Com inovação, mas sem esquecer das nossas raízes, o São João segue firme ao longo de quatro décadas na Rainha da Borborema.